Documento
Metadados
Título
As contribuições da ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças com síndrome de down: a expressão corporal na educação infantil
Autoria
Allyne Nunes de Oliveira | Elaine Cristina Freitas Veiga | Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra
Assunto
Educação > Educação inclusiva | Educação > Educação Infantil
Outros assuntos
Allyne Nunes de Oliveira | Educação > Educação inclusiva | Educação > Educação Infantil | Elaine Cristina Freitas Veiga | Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra | Síndrome de Down
Ano de Publicação
Data de publicação
10/2014
Coleção ou evento
Outra coleção ou evento
EPT/GO - Educação como direito de todos: produção de conhecimento e valorização da diversidade para inclusão social
Descrição
O presente estudo tem por objetivo analisar os subsídios da ludicidade no processo de ensino aprendizagem de crianças com Síndrome de Down, com enfoque principal nas contribuições da expressão corporal. A inclusão na rede de ensino é um direito da pessoa com deficiência, sendo assegurado por meio da Lei nº 7.853/89 que decreta a obrigatoriedade do fornecimento de vagas na rede regular de ensino para crianças deficientes. Para tanto adotamos a abordagem qualitativa com levantamento bibliográfico utilizando como base teórica os autores Silva (2005), Coutinho (2001) e o Referencial Curricular para a Educação Infantil, tendo como viés teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural. A partir da pesquisa realizada concluímos que a inclusão de crianças com Síndrome de Down é de suma importância em ambientes lúdicos, contribuindo para o seu desenvolvimento e estimulando sua autonomia
Notas
Ver objeto digital