Documento
Metadados
Título
Diagnóstico para a Escolha do Tema
Assunto
EJA - Educação de jovens e adultos | Método de ensino > Método Paulo Freire | Projetos > Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Outros assuntos
Ensino-aprendizagem | Processo ensino-aprendizagem | Técnicas de Ensino-Aprendizagem
Ano de Publicação
Data de publicação
20 de abril de 2013
Local de publicação
Brasil > Centro-Oeste > Goiás
Editor(a) ou Instituição
Descrição
O documento "Diagnóstico para a Escolha do Tema" aborda a metodologia de coleta e sistematização de dados para a definição de temas a serem trabalhados no contexto educacional, especialmente no programa PROEJA-FIC/PRONATEC. A autora, Maria Emilia de Castro Rodrigues, destaca a importância de partir da realidade dos educandos e da comunidade para construir um diagnóstico que guie a seleção dos temas.
A abordagem metodológica proposta se baseia na concepção dialética e na ação-reflexão-ação, conforme as ideias de Paulo Freire. A coleta de dados envolve observação, escuta e análise documental, com a participação ativa dos educadores e da comunidade. A investigação deve ser feita de maneira colaborativa, com entrevistas, questionários, atividades escritas e dinâmicas variadas que permitam um levantamento abrangente das necessidades, problemas e interesses dos educandos.
O documento enfatiza a importância de um diagnóstico bem estruturado, que organize as informações coletadas em um dossiê da escola e da comunidade. Este diagnóstico deve incluir dados quantitativos e qualitativos, além de falas significativas que reflitam a visão de mundo dos participantes. A partir desses dados, os educadores podem identificar os temas geradores, problematizar as falas e selecionar os conteúdos a serem trabalhados de forma interdisciplinar.
A sistematização dos dados e a problematização das falas têm como objetivo criar uma rede de conteúdos que abordem os conflitos e contradições presentes na comunidade, promovendo um diálogo dialético entre o contexto social e os conteúdos escolares. A participação da comunidade escolar é essencial para validar e ajustar a escolha dos temas, garantindo que reflitam as necessidades e interesses dos educandos.
Notas
7 p.
Tipo de documento
Materiais Didáticos e Pedagógicos > Ementa | Documentos Normativos e Oficiais > Proposta pedagógica