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Título
Educação de Jovens e Adultos: um estudo sobre trajetórias escolares interrompidas
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Ano de Publicação
Local de publicação
Brasil > Centro-Oeste > Goiás
Editor(a) ou Instituição
Descrição
Este estudo trata da temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA), particularmente no que implica pensar as causas do abandono escolar por parte desses sujeitos. Nesse sentido, toma como ponto de partida para suas análises a trajetória de vida e escolar de seis ex-alunos evadidos da EJA na Rede Pública Municipal de Palmas, capital do Estado do Tocantins. Para fundamentar suas análises, utiliza como referenciais teóricos autores como Marx (2001), Ianni (1998), Bobbio (2004) e Freire (1987), dentre outros. Esses estudos ajudaram o pesquisador a compreender o objeto desta pesquisa a partir das discussões sobre o direito à educação, a EJA como modalidade de educação, o perfil dos sujeitos dessa modalidade, bem como as mediações que possibilitaram explicar as causas da evasão escolar desses sujeitos. O lugar de apreensão dessas análises se deu a partir das Constituições, documentos legais, dos discursos e movimentos nacionais e internacionais, bem como das falas dos sujeitos pesquisados. Para esta pesquisa, foram utilizados diferentes instrumentos: entrevista semiestruturada com a utilização de gravador e análise documental (investigação de fichas individuais de alunos, atas de resultados finais e o arquivo passivo) na escola pesquisada. Quanto aos resultados, pôde-se verificar que um dos fatos mais marcantes relacionados à evasão dos sujeitos pesquisados está vinculado principalmente à questão do próprio trabalho dos ex-alunos, sendo ele também o principal motivo da procura pelo retorno à escola, além de outros fatores como: problemas de saúde, problemas familiares, moradias distantes e conflitos intergeracionais dentro da escola. Da mesma forma, este estudo foi elucidativo no sentido de compreender que uma pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos não pode prescindir de análises que aproximem esta temática do campo das contradições e exclusão social. Portanto, o que deve estar em causa nesses estudos é, sobretudo, aquilo que os sujeitos pensam, vivem, exprimem, significam e dão sentido à educação.
Notas
167 p.