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Título
Experiência de formação continuada na rede municipal de educação de Goiânia a partir da implantação do PROEJA-FIC/PRONATEC
Assunto
Formação de educadores | Projetos > Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
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Descrição
Neste artigo objetiva-se apresentar uma reflexão sobre a formação continuada de educadores,
a partir da concepção de Currículo Integrado, vivenciada em uma escola das dez instituições
que implantaram, na Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME), o Programa Nacional
de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação
de Jovens e Adultos na perspectiva da Formação Inicial e Continuada (PROEJA-FIC) com
financiamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
(PRONATEC), denominado PROEJA-FIC/PRONATEC. Pretende-se evidenciar a
contribuição da formação continuada para a prática educativa dos professores. Os
procedimentos metodológicos compreenderam a pesquisa bibliográfica, documental e
empírica. Diante dos desafios decorrentes da implementação do PROEJA-FIC/PRONATEC
são discutidos os avanços e perspectivas da formação continuada de educadores da EJA,
atuando na Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de
Goiânia (EAJA). Como base para a realização desta discussão, tomou-se, a partir de um
recorte, a estratégia de realização de um seminário por meio da leitura do livro “Pedagogia da
Autonomia: saberes necessários à prática educativa” do autor Paulo Freire (1996). O
seminário foi uma das estratégias utilizadas na formação, em 2013, para a conscientização dos
professores acerca da importância da pesquisa e da necessidade do estudo sistemático. Como
resultado, foi vislumbrada a possibilidade de trabalhar uma proposta de formação continuada
e permanente numa concepção de formação omnilateral e dialógica, que integre saberes da
vida cotidiana, conhecimentos apreendidos na escola e no mundo do trabalho
Notas
18 p.