Documento
Metadados
Título
Práticas pedagógicas de integração no PROEJA-IFRN: o que pensam professores e estudantes
Assunto
Currículo | Educação > Educação Profissional | Formação de educadores | Projetos > Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Ano de Publicação
Data de publicação
07 de julho de 2011
Local de publicação
Editor(a) ou Instituição
IFRN - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Descrição
Este texto é resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo NUPED do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Como recorte, analisaram-se as práticas pedagógicas que, na perspectiva de professores e estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), contribuíram para a integração do currículo. A pesquisa, que ocorreu entre 2009 e 2010, enquadra-se em uma abordagem qualitativa de caráter exploratório e tem como fonte de informação questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com dois grupos de sujeitos dos campi do IFRN que ofertavam cursos Proeja. Constatou-se: a) que os docentes e estudantes referem-se a trabalhos que envolvem mais de uma disciplina, aulas de campo, visitas técnicas, projetos de pesquisa e extensão como possibilidades de integração; b) que tais práticas carecem de sistematização e planejamento coletivo; e c) que ocorrem de forma diferenciada para o ensino médio integrado regular e o Proeja.
Notas
18 p.