Documento
Metadados
Título
Projeto: Desafios da Educação de Jovens Adultos integrada à Educção Profissional: identidades dos sujeitos, currículo integrado, mundo do trabalho e ambientes/mídias virtuais mundo do trabalho e ambientes/mídias Eixos Temáticos
Autoria
Assunto
Educação > Educação Profissional | EJA - Educação de jovens e adultos | Formação de educadores | Educação > Formação Profissional | Projetos > Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Local de publicação
Brasil > Centro-Oeste > Goiás > Goiânia
Editor(a) ou Instituição
Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros | UFG - Universidade Federal de Goiás
Descrição
A proposta Proeja-FIC/Pronatec implementada pela Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros em 2013 buscou integrar a educação de jovens e adultos (EJA) com a formação profissional através de eixos temáticos. Essa abordagem visava uma maior flexibilização e conexão com a realidade dos alunos, promovendo a interdisciplinaridade e a valorização dos conhecimentos pré-existentes dos educandos. Os planejamentos quinzenais e a formação continuada dos professores foram fundamentais para a execução da proposta, que incluiu atividades como questionários, palestras, visitas ecológicas, e projetos práticos. A experiência revelou benefícios como a maior interação e conscientização dos alunos, mas também destacou desafios, como a dificuldade de alinhar os cursos técnicos com a realidade dos alunos e a resistência de alguns professores em adaptar suas aulas para um formato mais colaborativo e interdisciplinar.
Notas
3 p.