Documento
Metadados
Título
Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA
Autoria
Assunto
Outros assuntos
Ano de Publicação
Editor(a) ou Instituição
Descrição
RESUMO
Esse texto aborda alguns pontos da reflexão curricular contemporânea, no que se refere ao
estudo de novas formas de organização curricular destinadas à educação de jovens e adultos.
Em seu início, traz uma breve abordagem histórica a respeito da educação de jovens e adultos
no Brasil, que tem por objetivo situar o leitor no debate. Depois, partindo de relatos de
situações reais vivenciadas pela autora ou por pessoas próximas, são discutidos alguns dos
principais problemas que percebo nas práticas curriculares desenvolvidas na educação de
jovens e adultos, como a infantilização dos educandos ou inadequação de conteúdos e modos
de abordá-los, bem como de linguagem. A partir disso, uma reflexão mais teórica a respeito de
como entendo os processos de tessitura de conhecimentos é desenvolvida, pretendendo
contribuir para a reflexão em torno das possibilidades de superação destes problemas.
Finalmente, discuto algumas concepções de currículo e seus fundamentos para chegar à
proposição de um debate sobre as possibilidades de novos desenhos curriculares que possam
ser mais adequados aos nossos alunos da EJA do que as propostas tradicionais.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos; currículos praticados; organização curricular na
EJA
Notas
14 p.