Documento
Metadados
Título
Tema gerador
Outros assuntos
Local de publicação
Brasil > Centro-Oeste > Goiás
Editor(a) ou Instituição
Descrição
O texto discute a aplicação do método pedagógico baseado nos "temas geradores", uma abordagem educacional influenciada por Paulo Freire. Esse método visa partir da realidade dos alunos para a construção do conhecimento, utilizando a prática-teoria-prática como base. Paulo Freire enfatiza a importância de os educadores colocarem problemas existenciais concretos diante dos alunos, desafiando-os a agir.
Os temas geradores são problemas vivenciados pela comunidade, mas muitas vezes não percebidos por ela como passíveis de superação. Eles exigem uma compreensão profunda da realidade e sua análise detalhada, originando programas de ensino através do diálogo com os alunos.
O processo de elaboração dos temas geradores envolve etapas como levantamento preliminar da realidade local, seleção das falas significativas dos alunos, devolução à comunidade dos pré-temas selecionados, escolha do tema gerador e construção do contratema, problematização das falas selecionadas e organização dos subtemas em uma rede temática interdisciplinar.
Após a seleção e organização dos temas, os educadores planejam e executam as aulas e atividades, envolvendo os alunos de forma participativa. Isso requer criatividade e metodologias diversificadas para tornar o ensino prazeroso e significativo. Além disso, é fundamental que os professores sejam capazes de teorizar sobre sua prática, construir conhecimento e trabalhar de forma colaborativa.
Notas
7 p.
Tipo de documento
Produções Científicas e Acadêmicas > Artigo | Materiais Didáticos e Pedagógicos > Manual