Histórico do Portal

Desde 1994, professores da Faculdade de Educação e do Instituto de Matemática da Universidade de Brasília, que constituem o Grupo Lattes/CNPq “Aprendizagem, Tecnologias e Educação a distância” vêm desenvolvendo pesquisas sobre aprendizagem colaborativa no ambiente virtual multimídia que, com base empírica na realização de três cursos de especialização em educação continuada e a distância (1994,1997,1999), apoiados pela SEED/MEC e Cátedra UNESCO de Educação a distância, resultou na elaboração do conceito “comunidade de trabalho/aprendizagem em rede” (CTAR), de autoria coletiva. Concomitantemente, em outubro de 1998, com o apoio da UNESCO, sob a coordenação da Profa. Maria Rosa Abreu iniciou-se a pesquisa do Observatório de Inclusão educacional e tecnologias digitais sobre o tema Alfabetização de Jovens e Adultos (www.fe.unb.br/areas/alfabetizacao), que foi ampliado para Educação de Jovens e Adultos – EJA, após a apresentação realizada no VI Encontro Nacional de Jovens e Adultos, em Porto Alegre/2004.

Constata-se que, na história recente da Educação de Jovens e Adultos no país, em 1996, origina-se uma fecunda parceria entre o Estado e a sociedade civil e consolida-se cada vez mais o movimento social dos Fóruns estaduais (26), distrital (1) e regionais (51) de EJA como rede social, configurando três lógicas que se entrecruzam, ou seja: 

a) por base geográfica: União, Estado, Município, Distrito Federal
b) por segmentos: Professores, Educandos, Universidades, Sistema “S”, Sindicatos, Movimentos populares, ONGs, Governo – União, Estados, Municípios e Distrito Federal;
c) por temas diversos: indígenas, quilombolas, afro-brasileiros, campo, gênero-mulheres, ambiental, pescadores, pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE), homoafetivos, empregadas domésticas, pessoas privadas de liberdade, egressos de presídio, jovens em cumprimento de pena restritiva de direito e em cumprimento de medida sócio-educativa, dentre outros.

Esta compreensão motivou, com o objetivo de contribuir para a formação de professores de EJA, conjugar os resultados da CTAR com o Observatório UNESCO – Inclusão educacional e Tecnologias digitais, desenvolvendo-se como passo inicial o sítio-protótipo do Grupo de Trabalho de Alfabetização de Jovens e Adultos-GTPA-Fórum de EJA/DF (www.gtpaforumejadf.unb.br), em março de 2005, que abrigou a organização do VII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos-ENEJA, realizado de 31 de agosto a 03 de setembro de 2005, em Brasília-DF, quando foi lançado o Portal Fóruns EJA Brasil (www.forumeja.unb.br) com o propósito de registrar-se como “domínio – org”. Em 07 de março de 2006, efetivou-se o (www.forumeja.org.br) com o compromisso institucional do <registro.br> pela Faculdade de Educação e base física (hospedagem no servidor) e orientação tecnológica pelo Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Conhecimento-CDTC da Universidade de Brasília, já tendo abrigado, em 2006, a organização do 6º Encontro Nacional do MOVA-BRASIL, realizado de 15 a 17 de junho, em Fortaleza-CE, do VIII ENEJA, realizado de 30 de agosto a 02 de setembro, em Recife-PE e do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, realizado em maio, em Belo-Horizonte-MG, assim como serviu de referência para o Curso de aperfeiçoamento “Educação na Diversidade” promovido pelo Decanato de Extensão da UnB em gestão compartilhada com a SECAD/MEC com uso da ferramenta de gerenciamento de curso a distância e-proinfo. Em 2007, o Portal Fóruns EJA Brasil abrigou a organização do II Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, realizado em maio, em Goiânia-GO, a mobilização à participação nas audiências públicas regionais da Comissão especial sobre EJA da CEB/CNE, realizadas nos dias 3 (Florianópolis), 14 (Brasília) e 30 (Natal) de agosto e a organização do IX ENEJA, realizado de 18 a 22 de setembro, em Curitiba e município de Pinhão-PR, este concluindo a plenária final em fórum virtual, de forma inédita. Destaca-se, ainda, o processo de mobilização virtual da VI CONFINTEA, com as discussões do Documento Base Nacional, realizadas nos níveis estaduais, regionais e nacional, entre março e maio de 2008.

Esse projeto surgiu, portanto, integrando o sistema do Observatório de Inclusão Educacional e Tecnologias Digitais, que constitui mecanismo inicial baseado em software livre, com a intencionalidade de tornar disponível, para compartilhamento de conhecimento, como bem público, ambiente transdisciplinar capaz de assegurar, progressivamente, a interoperabilidade de dados das bases de diferentes áreas do conhecimento e, ao mesmo tempo, contribuir para a ampliação do acesso ao saber produzido nessa área, para a inclusão aos meios e processos de comunicação e educação digital. O trabalho vem se realizando tendo como desencadeador do processo, um ponto de conexão, na Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília. E já é possível vislumbrar a escala que este trabalho vem alcançando com todos os fóruns “reais” conectados virtualmente, produzindo reflexões, interagindo e trocando conhecimentos, mobilizando e organizando encontros (eventos).

Clique aqui e veja como foi encaminhada a proposta do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil em plenária do VII ENEJA, Luziânia/GO e Brasília/DF de 31 de agosto a 03 de setembro de 2005.

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