Documento
Metadados
Título
Imersão na Educação de Jovens e Adultos (EJA): identificação com a construção coletiva em experiências e visões diversas
Outros assuntos
Economia solidária | EJA - Educação de jovens e adultos | Tecnologia da informação e da comunicação (TIC)
Ano de Publicação
Data de publicação
02/2011
Local de publicação
Editor(a) ou Instituição
Descrição
Este trabalho foi realizado buscando a obtenção do título de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Foi desenvolvido na perspectiva da coletividade e com enfoque nos sujeitos de minha formação acadêmica: os jovens e adultos trabalhadores. O desenvolvimento deste foi durante quatro anos e meio que estive em processo de formação acadêmica. Vários foram os espaços de ocupação e que foi possível adquirir experiência na área educacional, que foi desde a educação escolar, em escola que pude lecionar em sala de aula em uma turma de primeiro segmento de Educação de Jovens e Adultos, até grupos de empreendimentos populares de baixa renda do Distrito Federal e Entorno. A experiência em tecnologias também permeou todo meu percurso acadêmico, principalmente através do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil, do Portal PROEJA Transiartetube e do Programa Um Computador por Aluno - UCA. A vivência em todos esses espaços permitiu a reflexão sobre diversos aspectos da realidade desses sujeitos, que se desdobram para conseguir cuidar da família, trabalhando e procurando retomar os estudos para crescer em vários aspectos visando melhorar a qualidade de vida. Essa força de vontade e riqueza do conhecimento sobre a vida não é possível de medir por dados obtidos por um simples questionário, mas sim pela vivência, troca de experiências, diálogo, reflexões e construção conjunta do conhecimento. A tentativa é, antes de qualquer coisa, dar ênfase a essa grande diversidade que encontramos nos sujeitos da EJA, que buscam na simplicidade de suas falas e de seus olhares, meios para que sejam reconhecidos pelas suas qualidades como sujeitos em constante processo de aprendizado
Tipo de documento
Produções Científicas e Acadêmicas > Trabalho de conclusão de curso