Documento
Metadados
Título
Movimentos sociais, tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT): desafios na formação do (a) pedagogo (a)
Autoria
Outros assuntos
EJA - Educação de jovens e adultos | Movimentos populares | Portal dos Fóruns de EJA Brasil | Tecnologia da informação e da comunicação (TIC)
Ano de Publicação
Data de publicação
07/2012
Local de publicação
Editor(a) ou Instituição
Descrição
Este trabalho procura revelar algumas das experiências significativas vivenciadas pela pesquisadora, e por outros estudantes de Pedagogia, que assumiram o desafio de lidar com temas tão complexos e essencias no campo da Pedagogia: Movimentos Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT), durante sua formação no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A pesquisa traz uma abordagem qualitativa com observação participativa, levantamento bibliográfico e documental dos temas abordados na pesquisa e análise de entrevistas. Está divido em quatro capítulos que, por meio do exercício reflexivo, tenta sistematizar estas experiências, aliando teoria e prática de forma complementar, conforme essas foram se dando ao longo da trajetória acadêmica de uma pedagoga em formação: Memorial; O Portal dos Fóruns de EJA do Brasil como espaço de formação; Meu encontro NO movimento social: o despertar de uma pedagoga militante pela EJAT e; Lições sobre Ceilândia: 41 anos luta, superação e novos desafios. A partir das experiências relatadas, considera-se como é importante que o Pedagogo, independente das escolhas e da trajetória educativa percorrida, tem que estar preocupado com a formação dos sujeitos de saberes, considerando suas especificidades, experiências e espaços educativos, formais ou não formais
Tipo de documento
Produções Científicas e Acadêmicas > Trabalho de conclusão de curso