Histórico
Um pouco da história do Fórum Potiguar de EJA
Página Inicial do FEJARN
Retorne para a página inicial do Fórum EJA RN
Comentários mais recentes
Gostei muito do projeto, mas meu dinheiro não caiu ainda O encerramento das aulas do projeto foi em setembro
Gratidão pelas palavras, esses conteudos são fruto do nosso trabalho na EJA PB, estamos todos de parabéns pelas ações!
Gratidão pelas palavras, esses conteudos são fruto do nosso trabalho na EJA PB, estamos todos de parabéns pelas ações!
Um estandarte que é puro orgulho e identidade! A EJA Paraíba brilhou ao trazer tanta cultura, beleza e simbolismo em…
O Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos – FPEJA- se constitui em um espaço informal onde educadores e professores, entidades governamentais e não governamentais e os movimentos sociais se articulam em torno do interesse comum no desenvolvimento de práticas de educação de jovens e adultos. Trata-se de um espaço plural que objetiva o comprometimento de seus integrantes na discussão, fortalecimento e propostas para a EJA em nosso Estado.
É também um espaço de luta em busca de uma melhor qualidade na educação oferecida a esse segmento. Por isso, o fórum deve articular parcerias e alianças que ofereçam condições necessárias ao enfrentamento da grave situação do analfabetismo e da baixa escolarização de jovens e adultos. Entende-se que essa luta tem como objetivo principal o estabelecimento de políticas públicas e de financiamento para os programas nessa área. Movidos pelo desejo de mudar essa realidade, um grupo de educadores ligados às instituições que desenvolviam Educação de Jovens e Adultos – EJA, passou a se reunir pensando na criação de um fórum que pudesse se constituir em um espaço de discussões e de lutas em prol do melhor funcionamento da EJA no Rio Grande do Norte.
Isso aconteceu logo após o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, preparatório à V CONFINTEA, ocorrido em Natal, em setembro de 1996. Reuniões se sucederam mas resultaram infrutíferas pois toda mobilização perdeu o entusiasmo e não se criou o fórum. Em 1998, novamente o grupo se reuniu com o mesmo objetivo, uma vez que o momento político exigia um espaço de discussões em favor de um melhor desenvolvimento da EJA. Não foi ainda desta vez que se criou o fórum, embora algumas pessoas já estivessem participando dos encontros nacionais que estavam acontecendo. Somente em 2002 o grupo voltou a se articular.
E, após estudos, discussões e a elaboração do regimento, foi criado no dia 26 de junho de 2002 o Fórum Potiguar de Educação de Jovens e Adultos – FPEJA, por ocasião do II Encontro Estadual de EJA, promovido pela comissão de educadores e instituições que criou o FPEJA.

Boa tarde Marcos Antônio. Este trâmite é feito pela Unidade Escolar por meio da Gestão diretamente com o setor responsável.…