Educandos

Convidamos os educandos da educação de jovens e adultos vinculados ou não as secretarias de educação, a participarem do Fórum Goiano de EJA, sejam nas reuniões periódicas mensais (segunda 5ª feira de cada mês) ou com o envio de trabalhos, projetos, fotos, relatos de experiência, dúvidas e sugestões para este site. Uma vez que nosso maior objetivo é melhorar e contribuir para garantir a educação de jovens e adultos de qualidade social.

Representante do segmento educando:

Material Didático - Educando

Acreditamos que esses materiais didáticos podem contribuir na sua formação, confira:

 
 

ENCCEJA

O ENCCEJA tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Para maiores informação consulte o site: http://encceja.inep.gov.br/

Proeja

Nos últimos anos vem ocorrendo pesquisas acerca da integração entre Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional - PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos), em todo o país, aplicado nas instâncias federal, estadual e municipal.

Confira aqui o sítio que representa virtualmente parte dessas pesquisas

ENEM

Enem quer dizer: Exame Nacional do Ensino Médio. Este Exame destina-se a estudantes que estão cursando o ensino médio, já cursaram ou ainda pretendem adquirir a certificação do ensino médio, bem como pretendem utilizar o resultado obtido no exame como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo:

  • Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;

  • Como primeira fase;

  • Combinado com o vestibular da instituição;

  • Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

Para maiores informações clique aqui.

ENEM nos Estabelecimentos Penais e nas Unidades Sócio-Educativas

AGENDA TERRITORIAL

INFORMATIVO 2011 ENEM NOS ESTABELECIMENTOS PENAIS E NAS UNIDADES SÓCIO-EDUCATIVAS

Prezado(a)s,

As Pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa candidatos à vaga na educação superior ou à certificação do ensino médio devem ser inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 até a meia-noite do dia 17/10, pelo horário oficial de Brasília. A inscrição será feita pelo responsável pedagógico indicado por cada estabelecimento penal.

As provas serão realizadas em 28 e 29 (segunda e terça-feira) de novembro próximo, nos estabelecimentos prisionais ou socioeducativos indicados, em cada unidade federativa, pelas secretarias de segurança pública e de justiça e por órgãos de administração penitenciária e de promoção dos direitos da criança e do adolescente.

Cada estabelecimento indicará um responsável pedagógico e firmará termo de compromisso e responsabilidade com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela aplicação do Enem. O responsável pedagógico fará a inscrição dos participantes e acompanhará todo o processo do exame, até o acesso aos resultados obtidos por aqueles que fizerem as provas. Caberá ainda ao responsável pedagógico pedir a certificação ou a participação do inscrito no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC, além do atendimento especial para os dias de provas.

Da mesma forma que o exame para o grande público, a inscrição para o Enem nas unidades prisionais será feita exclusivamente pela internet, na página eletrônica do Inep. O responsável pedagógico deve indicar o número da unidade prisional ou socioeducativa e o cadastro de pessoa física (CPF) do participante.

Atenciosamente,

Carmen Isabel Gatto

Coordenadora-Geral de Educação de Jovens e Adultos

DPEJA/SECADI/MEC

Textos/Hipertextos - Educando

Confira em breve sugestões de textos que podem ser usados em sala de aula na EJA.

Publicações - Educando

1. É com muita ALEGRIA que compartilhamos os mais recentes volumes de Questões EJA em prosa e verso (segundo o entendimento do poeta). Aqui também estão livros e textos de poesias de Ademildo Teixeira Sobrinho, foi educando da Educação de Adolescentes Jovens e Adultos da Escola Municipal Presidente Vargas, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. e agora está no IF Goiano. Venham se deliciar e aprender com este grande poeta!

​Para maiores informações e acesso às demais obras do educando Sr. Teixeira acesse: https://poetateixeira.wordpress.com/ e confira um pouco mais sobre o trabalho dele.

​2. Vejam as obras de arte do educando da EJA Jerry Adriany de Macedo.

Clique aqui para vizualizar as fotos.

Sugestões/Dúvidas

Coordenadora Goiana do Projeto Manutenção e Desenvolvimento de Comunidade de Aprendizagem Virtual Multimídia em Rede Social na EJA:
 
Maria Emilia de Castro Rodrigues - email: me.castrorodrigues@gmail.com
 
Responsáveis pela alimentação do Portal:
 
Kátia Helena Hilário F. Ferreira - email: katiahilario.ufg@gmail.com
Raísa Gabriele Martins Bomfim - email: raisabomfim@hotmail.com
Ariadiny Cândido - email: ariadinycandido@gmail.com
 
Em caso de dúvidas e sugestões fale conosco:
 
email: forumejago@gmail.com
Telefone: (62) 3209-6213 e (62) 3209-6210
Endereço: Faculdade de Educação - UFG, Rua 235, s/n Setor Universitário,  sala 214, Goiânia-GO, CEP: 74605-050