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Educação Popular I
Educação Popular IEste primeira parte estava disponível no Portal dos Fóruns de EJA desde 2009, cobrindo o período 1947/1967, compreende dois blocos: a) o acervo relativo às grandes campanhas de alfabetização e educação de adultos promovidas pelo Governo Federal, por meio do então Ministério da Educação e Saúde e pelo Ministério da Agricultura, de meados dos anos de 1940 até meados dos anos de 1960: CEAA – Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, CNER – Campanha de Educação Rural, MNEA – Mobilização Nacional de Erradicação do Analfabetismo e SIRENA – Sistema Rádio Educativo Nacional; b) o acervo dos movimentos de cultura e educação popular, criados no início dos anos de 1960 e extremamente ativos até março de 1964, quando praticamente todos foram extintos após o golpe civil-militar: MCP – Movimento de Cultura Popular, do Recife; Campanha “De Pé no Chão também se Aprender a Ler”, de Natal; CEPLAR – Campanha de Educação Popular da Paraíba; CPC – Centro Popular de Cultura, da UNE – União Nacional dos Estudantes, que se desdobrou em muitos estados; o MEB – Movimento de Educação de Base, ligado à Igreja Católica e apoiado por decretos do Governo Federal e convênios com vários ministérios, com atuação no meio rural do Nordeste, Centro-Oeste e Norte, e as primeiras experiências do Sistema Paulo Freire de Alfabetização, realizada inicialmente no MCP, depois em Angicos, no Rio Grande do Norte, imediatamente ampliadas no PNA – Programa Nacional de Alfabetização, que pretendia alfabetizar cinco milhões de jovens e adultos em dois anos, proposta também abortada em abril de 1964. Apesar do esforço realizado, essa coleção não é completa; muitos materiais foram perdidos, no desmonte dos movimentos imediatamente após o golpe militar de 1964, particularmente o material do CPC, quando da invasão e incêndio criminoso da sede da UNE. Os documentos da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos foram obtidos o Espaço Cultural Anísio Teixeira, que funciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro e contém o acervo do antigo Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais. A coleção de documentos do MEB foi guardada desde o início dos anos de 1960 e complementada no início dos anos 1980 num projeto financiado pelo CNPq. Dos outros movimentos do período de 1960-1964, parte da documentação também foi obtida diretamente junto a esses movimentos, quando do seu funcionamento, e enriquecida posteriormente com doações e achados. Esses achados correspondem a materiais escondidos em tetos de igrejas, fundo de caixas d´água etc. durante os anos negros da ditadura e descobertos casualmente muitos anos depois, alguns parcialmente deteriorados. Dissertações, teses e livros produzidos sobre essas experiências também foram e estão sendo sistematicamente reunidos e catalogados. A coleção de diapositivos do Sistema de Alfabetização Paulo Freire utilizado na experiência de Angicos em 1963, embora bem conservada, não está completa. Por sua vez, os diapositivos do PNA – Programa Nacional de Alfabetização, de 1964, está completa embora mal conservada, pois esteve guardada durante trinta anos, sem maiores cuidados, em uma geladeira. Recentemente conseguiu-se recuperar os diapositivos da experiência realizada em Brasília, que ficaram guardados em um armário por mais de quarenta anos, também completos e em boas condições. Para a apresentação atual, foram tratados um a um, cuidadosamente, no Photoshop. Para uma visão descritiva e analítica do conjunto das campanhas e movimentos dos movimentos de cultura popular e educação popular do período, assim como para apresentação e análise dos diversos movimentos, foram trabalhados praticamente todos os livros disponíveis. Em sua maioria, estão apresentados pela reprodução das capas e por resenhas indicativas de seu conteúdo; alguns, no entanto, puderam ser reproduzidos integralmente. No DVD os primeiros estão indicados como gerais e os segundos inseridos nos módulos específicos de cada campanha ou movimento. Com vistas à compreensão do período 1950-1960, em particular dos governos Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart, assim como os presidentes militares após 1964, há muitas obras disponíveis. Sugere-se como as mais acessíveis: Leôncio Basbaum. História Sincera da República. (São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1975-1976, particularmente v. 3, de 1930 a 1960, e v. 4, de 1961 a 1967; e a Coleção Ditadura de Élio Gaspari (Săo Paulo: Companhia das Letras, 2002 a 2004). Leia aqui os textos complementares: Memória da educação de jovens e adultos (1947-1967), de Osmar Fávero; Educação em tempos de luta: história dos movimentos de educação e cultura popular (1958-1964), tese de Wagner da Silva Teixeira; e Sugestões para um estudo sobre o analfabetismo no Brasil, de Pierre Furter, elaborado em 1965, com sugestões de pesquisa válidas até os dias atuais. |
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Cultura popular e educação popular Osmar Fávero |
Candido Mendes Memento dos vivos: a esquerda católica no Brasil Candido Mendes |
Celso Beisiegel - CAPA Estado e educação popular 1 ed. Celso Beisiegel |
Celso Beisiegel - CAPA - RESENHA Estado e educação popular 2 ed. Celso Beisiegel |
Carlos Brandão - CAPA - RESENHA A questão política da educação popular Carlos Brandão |
Vanilda Paiva - CAPA Educação popular e educação de adultos 1 ed. Vanilda Paiva |
Vanilda Paiva - CAPA - RESENHA História da educação popular no Brasil 6 ed. Vanilda Paiva |
Hugo Lovisolo - CAPA - RESENHA Educação popular: maioridade e conciliação Hugo Lovisolo |