Skip to Content

Memória e História

MEMÓRIA E HISTÓRIA

          Criar espaços onde memórias e histórias possam estar reunidas talvez seja a tarefa mais desafiadora do século XXI. Isto porque, em tempos de sofisticadíssima tecnologia, convivemos com a negação, o esquecimento ou a tentativa de apagamento do vivido. Os contextos desafiadores de disputas ideológicas e políticas, que encobrem os interesses econômicos em jogo neste novo século, nos convocam a ser RESISTÊNCIA.
        Resistimos à negação do vivido no Brasil em defesa da educação como direito de todos e todas. Resistimos à tentativa de apagamento das lutas históricas que travamos na educação popular, nos movimentos sociais, na defesa de uma escola pública, laica, gratuita, de qualidade social para todos e todas, em especial para jovens, adultos e idosos. Resistimos ao esquecimento, tentando mobilizar nossa inteligência na busca pelo conhecimento, através das nossas experiências de pesquisa. É isto que este espaço de MEMÓRIA e HISTÓRIA quer representar dentro do Portal dos Fóruns de EJA.
       Este espaço, portanto, é lugar de disponibilizar o conhecimento produzido, a partir das memórias e histórias vividas no Brasil, no campo da educação voltada para os jovens, adultos e idosos. Convidamos aos que acessarem este espaço do site, que nos acompanhem numa fantástica “viagem” de descobertas e redescobertas de histórias de vida, de lutas por direitos, de experiências pedagógicas, de ousadias em políticas e práticas educativas, muitas delas ausentes dos manuais de História da Educação Brasileira.
       O Espaço Memória e História espera ser mais uma contribuição do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil para o fortalecimento da luta daqueles que defendem a educação, com o seu potencial transformador da realidade.