Skip to Content

Futuro da EJA: debates atuais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 02 de Setembro contamos com a presenças de todas, todis e todos para o nosso Encontro ao Vivo.

Venham interagir com as professoras Beatris Andrade, Jaqueline Ventura e Rita Gonçalves sobre os desafios que se apresentam para professores, professoras e estudantes da EJA.

A EJA e os espaços de acolhimento e apontamentos para perspectivas esperançosas no contexto da pandemia

 

 

 

 

 

Convidados:

Marinaide Lima de Queiroz Freitas - Universidade Federal de Alagoas

Alessandro Augusto de Azevedo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mediadoras: 

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin -UFSC e Adriana Regina Sanceverino - UFFS

Clique aqui para o acesso:

MANIFESTO dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras

Manifesto aasinado pelos Fóruns de EJA do Brasil como membro do FNPE e lançado para adesões de outros coletivos individuais.

Para acessar o manifesto completo, clique aqui:

Para assinatura e divulgação do manifesto, clique aqui:
 

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS FÓRUNS DE EJA JULHO 2020

Os Fóruns Estaduais e Distrital de Educação de Jovens e Adultos (EJA) elaboraram um Documento de Mobilização Nacional dos Fóruns de EJA em defesa do direito à Educação para jovens e adultos de todo pais. O documento além de apontar a existência das desigualdades socioeconômica brasileira, denuncia o agravamento da situação, causado pela pandemia da COVID19. Por meio do registro da pauta de luta comum à unidade nacional é legitimada a necessidade de inclusão digital das classes socioeconômicas excluídas do acesso á informática, suas tecnologias de acessibilidades e contra a realização de aulas remotas, como saída para a educação em tempos de pandemia.

Para acessar documento completo clique aqui

 

 

 

Live: A EJA EM SANTA CATARINA NO CONTEXTO DA PANDEMIA

 

No dia (11/08/20), o Fórum de EJA de Santa Catarina realizou o primeiro encontro online da quarentena.

 

O encontro objetivou apresentar aos professores, estudantes e gestores da EJA de Santa Catarina, que participaram do levantamento promovido pelo fórum.

O processo teve início com envio de um formulário via Google docs com perguntas a respeito da situação vivida no momento a professores,  estudantes e gestores da EJA.

Os dados obtidos indicam a necessidade reflexão a cerca dos limites e possibilidades alcançadas ao longo desse período de quarentena em que os professores trabalhando em regime de isolamento. Os resultados do levantamento demonstram principalmente a situação de sobre trabalho vivenciada pelos professores e por outro lado os limites dos estudantes que encontram-se em situações de trabalho que foram mais precarizadas nesse momento de crise sanitária e política no Brasil.

Clique aqui para acessar o Canal:

2º INFORMATVO DO FEJA SC – AGOSTO/2017

2º INFORMATVO DO FEJA SC – AGOSTO/2017

Este informativo tem por objetivo sintetizar informações importantes a respeito da agenda, atividades e encaminhamentos realizados pelos órgãos deliberativos do FEJA SC. O primeiro informativo, enviado por email aos membros do FEJA SC em junho/2017 apresentou a constituição da Coordenação Executiva e do Conselho Deliberativo, divulgou os principais objetivos da instituição, os desafios previstos para o FEJA SC nos próximos dois anos relatou os principais encaminhamentos da última assembleia em que fora eleita a coordenação para o biênio 2017/2019.

Neste 2º Informativo, pretendemos atualizar os informes quanto às diligências realizadas pela Coordenação Executiva e apresentar os principais encaminhamentos

1ª Assembleia Ordinária da Gestão 2017/2019, que teve como tendo como ponto de pautas:

1) Acolhimento de novos participantes;

2) Informes;

3) Eleição de Delegados para o EREJA Sul;

4) Eleição de Delegados para o ENEJA;

5) Articulação Interinstitucional do FEJA e;

6) Conferências Populares de Educação.

1) INFORMES

PARTICIPAÇÃO DO FEJA NA AUDIÊNCIA PÚBLICA BASE COMUM CURRICULAR 11/08/2017

Compartilho o discurso de Daniel Berger, coordenador do Feja, na audiência pública que aconteceu na FIESC em 11/08/2017.

Bom dia a todas as pessoas aqui presentes!

CONVOCATÓRIA PARA A ASSEMBLEIA DO FÓRUM DE EJA DE SANTA CATARINA

A todas as pessoas que estudam, trabalham, pesquisam ou militam na Educação de Jovens e Adultos.
 
No dia 08/08/2017 será realizada a Assembleia do Fórum de EJA de Santa Catarina, das 13:00 às 16:00 horas na sala 210 da FAED/UDESC -  Florianópolis
 
Sua participação é fundamental para o fortalecimento do FEJA SC como instrumento de organização da ação política coletiva.
 
Nesta assembleia você poderá apresentar questões que considera importantes a serem debatidas e propor ações coletivas a serem articuladas pelo FEJA SC.
 
Para esta assembleia temos como pauta:
 
 

- Informes

- Eleição de Delegados para o EREJA SUL 2017 - Encontro Regional de EJA

- Eleição de Delegados para o ENEJA 2017 - Encontro Nacional de EJA

- Articulação Interinstitucional do FEJA SC

- Conferências Populares de Educação – CONAPE/CONEPE/COMUPE

 

Participe! Traga sua coragem pela defesa da Educação e pelos direitos de quem estuda, trabalha, pesquisa ou milita na EJA! 

 

Aproveitamos o ensejo para divulgar os Encontros Temáticos da Educação de Jovens e Adultos da UDESC, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação por iniciativa do professor Lourival José Martins Filho.

 

Grande Abraço!

 

Daniel G. Berger

Coordenação do FEJA SC

3º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE JOINVILLE-SC

 INSCRIÇÕES: 01- 08/08/2017 pelo site:

www.joinville.sc.gov.br/eventos/inscricao-3o-seminario-da-educacao-de-jovens-e-adultos/

PROGRAMAÇÃO:
 
 OFICINAS TEMÁTICAS

Data: 11/08/2017
Horário: 19h às 22h
Local: Escola Municipal Anita Garibaldi | Rua Independência, 965 – Anita Garibaldi- 

PALESTRA:

Professor Dr. Lourival José Martins Filho.

Data: 14/08/2017

Horário: 18h30 às 22h
Local: Teatro Juarez Machado, | Av. José Vieira, 315 – América | 
 

ALFAEEJA BRASIL 2017- Florianópolis-11-12 de setembro

 

FLORIANÓPOLIS 

11-12 de SETEMBRO DE 2017

CED-UFSC

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

WWW.ALFAEEJA.COM

EIXOS TEMÁTICOS:

FEJASC ELEGE NOVA COORDENAÇÃO

INFORMATIVO DO FEJA SC – JUNHO/2017

FEJA SC COM NOVA COORDENAÇÃO PARA O BIÊNIO 2017/2019

Em Assembleia Geral, os membros do Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina, elegeram a nova Coordenação que representará a instituição nos próximos dois anos.OBJETIVOS Criado no ano de 1999, o FEJA SC tem, por objetivos estatutários:

a) Organizar, convocar e promover reuniões que pautem a Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina no Brasil e no mundo.

b) Possibilitar a troca de experiências e a construção de parcerias estratégicas para a consolidação da Educação como direito para jovens e adultos;

c) Consolidar a plenária bimensal como instância deliberativa e espaço de socialização de informações e de formação continuada;

d) Defender a Educação como direito e a boa qualidade de atendimento na área da educação de jovens e adultos;

e) Promover o debate e contribuir na constituição de processos políticos e pedagógicos que possibilitem a emancipação dos sujeitos.

f) Contribuir na formulação, avaliação, divulgação e efetivação de Políticas Públicas para a EJA. A gestão do FEJA SC é realizada por meio de duas instâncias: a Coordenação Executiva Colegiada e o Conselho Deliberativo.

A NOVA COORDENAÇÃO:

A Coordenação Executiva Colegiada, está assim constituída:

RESPOSTA DOS FÓRUNS DE EJA BRASIL AO MEC

RESPOSTA DOS FÓRUNS DE EJA BRASIL AO MEC

Brasil, 07 de Junho de 2017.

Prezada Senhora
Maria Helena Guimarães de Castro,

Edital para seleção de professores da Educação de Jovens e Adultos será alterado em Santa Catarina

Edital para seleção de professores da Educação de Jovens e Adultos será alterado

A mudança consiste em criar pontuação específica para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando o tempo de serviço e a experiência na referida modalidade.
A partir de discussões do Grupo de Trabalho pela EJA, do qual participam o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Secretaria de Estado da Educação, a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e integrantes do Fórum pela EJA, foi elaborada proposta de modificação do edital que abre processo seletivo para a admissão de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) do Estado, priorizando-se a contratação de educadores com experiência na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A alteração foi aprovada pelo Grupo na sua última reunião, ocorrida nesta terça-feira (10/05), e recepcionada pela Secretaria de Estado da Educação, de forma que já passa a valer a partir do próximo edital, com seleção de professores para o ano letivo de 2017.

Segundo o acordo, no próximo certame a classificação dos professores na modalidade EJA ocorrerá mediante pontuação específica. Realizado por meio de prova de título, a avaliação terá como critérios diplomas ou certificados de conclusão de curso de aperfeiçoamento na área da educação de jovens e adultos, declaração de tempo de serviço na EJA ou em unidades prisionais, socioeducativas e terapêuticas.

REVISTA EJA EM DEBATE ESTÁ COM INCRIÇÕES ABERTAS

Ejeir@s de todo Brasil,

  A Revista Eja em debate, uma publicação do INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA, que divulga que até o dia 29/04 estará recebendo artigos e experiências educacionais no campo da Eja, para submissão.

Os interessados podem encaminhar seus trabalhos para periodico.ifsc.edu.br/index.php/EJA

 

CONVITE PARA PLENÁRIA ESTADUAL DO FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SANTA CATARINA

Estudantes, professores, pesquisadores, militantes e simpatizantes da EJA  

   Na próxima terça feira 19/04  será realizada a  plenária estadual do Fórum de EJA de Santa Catarina, uma entidade autônoma e plural que atua em defesa da educação de jovens e adultos.

 Esse encontro será especial, vai ser o primeiro que vai acontecer simultaneamente em vários municípios do estado porque vai ser feito vai vídeo conferência, para que um maior número de pessoas possa participar. 

 Esse encontro será uma oportunidade de conhecermos as ações de EJA em outros municípios e na rede federal de educação profissional e tecnológica. Se você estudante, professor, servidor, educador popular é nosso convidado para esse encontroMunicípios onde vai haver a vídeo conferência:

1. Chapecó: IFSC, sala F53 (articuladoras: Sandra e Ivete)

2. Itajaí: IFSC (articuladora: Débora)

3. Joinville: IFSC, sala 222 bl 2. (articuladoras: Hanen Carolina Guedes)

4. Florianópolis: Reitoria do IFSC, Continente.

 

DADOS A AGENDA TERRITORIAL DE SANTA CATARINA

O Forum de SC, está disponibilizando os dados sistematizados da Agenda territorial em nosso estado, eles nos ajuda a comprrender a realidade e as demandas da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina. 

A pesquisa foi coordenada e sistematizada pela professora Maria Herminia Lafin,professora do programa de pós graduação em Educação da UFSC, membro da atual coordenação do FEJA/ SC e pesquisadora e militante a EJA.

Plenária do FEEJA-SC

A PLENÁRIA ESTADUAL DO FEEJA realizou-se no dia 07 de agosto de 2013, às 14 horas, no auditório da Reitoria do IFSC, no Campus Continente em Florianópolis, com a seguinte pauta:

1. XIII ENEJA, com eleição dos delegados.
 
2. Plano de trabalho do FEEJA, para o segundo semestre de 2013.

Memória do II EREJA Sul - Floripa 29 e 30 de novembro de 2012

O Fórum de EJA de SC sediou nos dias 29 e 30 de novembro de 2012 o II EREJA Sul. Acesse os arquivos e conheça os resultados do encontro:

O Fórum de EJA de SC convida para a primeira reunião de 2013

Venha participar conosco dessa reunião no dia 05/04/2013, às 13 e 30 horas, no Centro de Educação Continuada (CEC) - Rua Ferreira Lima, 82, Centro de Florianópolis.

FEJA-SC promove amanhã, reunião preparatória do EREJA-Sul

 A Coordenação do FEJA-SC se reunirá com a comissão organizadora do EREJA-Sul para dar continuidade aos preparativos deste evento. Venha participar conosco dessa reunião no dia 10/10/2012, às 14 horas, no Centro de Educação Continuada (CEC) - Rua Ferreira Lima, 82, Centro de Florianópolis e fique sabendo como você poderá nos ajudar na realização desse Encontro.

FEJA-SC promove hoje reunião preparatória do EREJA-Sul

A Coordenação do FEJA-SC se reunirá com a comissão organizadora do EREJA-Sul para dar continuidade aos preparativos deste evento. Venha participar conosco dessa reunião no dia 12/09/2012, às 14 horas, no Centro de Educação Continuada (CEC) - Rua Ferreira Lima, 82, Centro de Florianópolis e fique sabendo como você poderá nos ajudar na realização desse Encontro.

EJA e Sociedade: os desafios atuais

O Fórum de EJA de SC convida você para participar da palestra EJA e Sociedade: os desafios atuais, que se realizará em Florianópolis no dia 22 de outubro de 2012, as 19 horas no auditório da FAED. Para ver o cartaz, clique aqui.

Homologada a delegação do FEJA-SC para o IV SNF

Aconteceu no dia 29 de agosto de 2012, no Centro de Educação Continuada, em Florianópolis, a reunião do Fórum de EJA de SC, na qual foram homologados os nomes dos delegados que representarão esse Fórum no IV Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Confira aqui os nomes dos delegados.

II EREJA SUL

O Fórum de EJA de SC convida a todos e todas a participar da organização do II Encontro Regional de EJA da região Sul, que se realizará em Florianópolis no mês de novembro de 2012. Acompanhe as discussões e participe das reuniões de elaboração do encontro: Próxima reunião dia 29 de agosto as 14h no Centro de Educação Continuada - Florianópolis.

Confira o 1º relato da Comissão do II EREJA SUL

Confira o 2º relato da Comissão do II EREJA SUL  

Chamada para composição da delegação do FEJA-SC para o IV SNF

O Fórum de EJA de Santa Catarina divulga reunião para eleição dos delegados que representarão o FEJA-SC no IV Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos (SNF). Essa, acontecerá no dia 29 de agosto de 2012 (quarta-feira), às 14h, no Centro de Educação Continuada (CEC), localizado na rua Ferreira Lima, 82, Centro de Florianópolis.

Clique aqui para saber mais sobre os critérios para seleção de delegados.

Audiência Pública discutirá a EJA em Florianópolis

 O Fórum de EJA de Santa  Catarina e o Fórum de EJA de Florianópolis convidam para a Audiência Pública a ser realizada no dia 28 de agosto, às 15h, no Plenarinho da Câmara Municipal com o objetivo de discutir questões relacionadas à EJA em Florianópolis.

Divulgar conteúdo