Skip to Content

Professor de São Paulo recebe prêmio

 16 de outubro de 2012 - Fonte: Terra

O professor Felipe Bandoni de Oliveira foi o grande vencedor da 15ª edição do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita. Em evento realizado nesta segunda, ele foi eleito o Educador do Ano pelo projeto Lua de São Jorge, desenvolvido para a disciplina de Ciências e aplicado a alunos de 7º e 8º anos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com idades de 17 a 62 anos, do Colégio Santa Cruz, em São Paulo.

O projeto do professor teve como objetivo ensinar aos alunos como se constrói o conhecimento, transformando histórias relatadas pela classe em temas de investigação. Para demonstrar que o conhecimento científico é objetivo, Oliveira refletiu com a turma sobre a crença de que as manchas da Lua são o desenho de São Jorge. Na hora de pesquisar o tema, o educador apresentou estudos que comprovam que as manchas são sombras de crateras surgidas após colisões de corpos celestes, além do relato de uma observação do cientista italiano Galileu Galilei. A maior surpresa para os adultos, porém, foi ver a Lua no telescópio e observar a posição das estrelas nas imagens do software livre Stellarium. Eles se deslumbraram com a experiência e ainda aprenderam sobre o movimento dos planetas. Com isso, a Astronomia mudou a forma como todos entendiam o céu.

Além do professor vencedor, outros 10 educadores brasileiros - um gestor escolar e nove professores - também tiveram seus trabalhos reconhecidos e premiados. Nesta edição, cerca de 2,5 mil professores, coordenadores pedagógicos e diretores escolares de todos os Estados se inscreveram para concorrer.