Skip to Content

V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de jovens e adultos: boletim n.º 2

O Comitê Organizador do V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos (SNF) elaborou o seu segundo boletim informativo sobre a organização dess encontro, a ser realizado em Campinas/SP, no primeiro semestre de 2015.

 

- - - 

 

V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS (V SNF)

Boletim 2

Prezados membros dos fóruns estaduais de educação de jovens e adultos, 

Para além de um informativo, o Boletim n. 2 tem por objetivo dialogar com o coletivo dos fóruns estaduais de educação de jovens e adultos a partir das deliberações registradas no documento final do IV SNF, no intuito de implementá-las por meio de um processo transparente e democrático.

Entre aspas, encontram-se transcritas as deliberações realizadas no IV SNF e em itálico a proposta da comissão organizadora do V SNF para a sua operacionalização.  Pedimos a leitura cuidadosa de todos e seu posicionamento para que possamos dar prosseguimento aos encaminhamentos relativos ao evento.

“J. SOBRE O VSNF

1. O VSNF se realizará em São Paulo, em 2014, em período a ser definido junto aos Fóruns de EJA do Brasil”.

Como é de conhecimento do coletivo dos fóruns, o V SNF só poderá ser realizado em 2015, devido ao tempo dispendido para a aprovação da solicitação de recurso, junto ao Ministério da Educação/SECADI, e trâmites no interior da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São diversas as instâncias que precisam ter ciência e dar sua aprovação ao processo, o que não depende de uma ou outra pessoa, coordenação ou chefia, mas da reunião de colegiados que têm seus calendários próprios.

“2. O nome do Fórum que sediará deverá ser aprovado no SNF e levado ao próximo Eneja para informações do processo e ratificação, onde o Fórum Sede apresentará os encaminhamentos já dados, pois o Eneja é a instância máxima de deliberação dos Fóruns de EJA do Brasil”.

Como é do conhecimento de todos, o fórum estadual paulista foi aprovado como sede do V SNF. Por ocasião do último ENEJA, não havia informações mais consistentes para que pudéssemos deliberar sobre as mesmas.

“3. As vagas são em mesmo número para cada delegação e as remanescentes são do coletivo dos Fóruns e não do Fórum que não as utilizar no período indicado pela coordenação e a organização do VSNF”.

Poderemos contar com a participação com 200 participantes no V SNF. A distribuição de vagas de modo equitativo indica a possibilidade de 7 participantes por Fórum.  27 fóruns X 7 resulta em 189 participantes. As vagas remanescentes serão do coletivo dos fóruns, conforme acordado ao final do IV SNF. Agradecemos o envio de proposta feita pelo fórum mineiro, sugerindo que o critério para a distribuição de vagas remanescentes seja considerar os fóruns que submeteram o maior número de trabalhos para o V SNF. A partir dessa proposta, pensamos que as vagas remanescentes poderiam ser designadas para os trabalhos melhor pontuados pela avaliação do comitê científico. A proposta da comissão organizadora para seleção de trabalhos encontra-se a seguir, ao dialogar com as deliberações que tratam da questão.

“4. Deverá haver cotas para participação de todos os segmentos formadores (de movimentos sociais, de movimentos sindicais, dentre outros) e de educadores nas vagas de todos os Fóruns”.

Nossa proposta é de que pelo menos um dos trabalhos de cada estado trate da formação de educadores de jovens e adultos promovido pelos movimentos sociais, um trabalho de formação de educadores de jovens e adultos que acontece com participação da gestão pública, um trabalho de autoria de educador(es) sobre a formação de educadores de jovens e adultos e os demais trabalhos, ou seja, quatro por Fórum, devem versar sobre processos formativos desenvolvidos pelas universidades (formação inicial ou continuada). Caso não haja submissão/aprovação de trabalhos de algum dos segmentos, as vagas serão ocupadas pelo(s) trabalho(s) melhor(es) pontuado(s) por outro segmento desse mesmo estado. Em último caso, se não houver sete trabalhos submetidos/aprovados advindos de um determinado estado, as vagas remanescentes serão preenchidas pelos trabalhos melhores pontuados considerando todos os estados.

“5. A coordenação e a organização dos SNFs devem ficar a cargo do segmento IES dos Fóruns de EJA do local sede onde ocorrerá o Seminário e esse segmento deverá convidar os segmentos Universidades dos outros vinte e seis Fóruns de EJA Estadual/Distrital para realizar o SNF de maneira integrada, coletiva e colaborativa entre todos os que aceitarem o convite desde o início da organização”.

Conforme acordado no IV SNF, o segmento IES do Fórum Estadual de São Paulo está cuidando da organização do evento, com participação até o presente momento de representantes da Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Universidade de São Paulo (USP). Em breve, enviaremos um e-mail aos representantes de cada fórum estadual, solicitando o envio dos nomes completos e e-mails dos seus membros que são do segmento universidade para que possamos entrar em contato e convidá-los para colaborar de forma mais próxima como membros do Comitê Científico.

“6. A coordenação e a organização do V SNF devem organizar Comitê Científico para avaliação nacional dos trabalhos enviados de ampla concordância dos segmentos Universidade envolvidos”.

O Comitê Científico do V SNF será composto por todos os membros dos fóruns estaduais do segmento universidade que aceitarem participar do mesmo, além de outros professores mestres e doutores que atuam na área, convidados pela Comissão Organizadora para compor o referido Comitê.

“7. A coordenação e a organização do VSNF devem buscar obtenção de ISSN e/ou ISBN para os anais do SNF e garantia de certificação e publicação de todos os trabalhos aprovados e apresentados”.

Como equipe organizadora, tomaremos as providências necessárias para obter o ISSN para os anais do evento, certificação dos participantes e publicação de todos os trabalhos aprovados e apresentados.

“8. O trabalho a ser apresentado deverá ser validado pelo Fórum/passar por uma avaliação política (relevância do tema), para posteriormente ser apresentado ao Comitê Científico, devendo serem elaboradas normas de publicação para o próximo seminário que contemplem todos os segmentos envolvidos com formação”.

Cada fórum deverá designar um Comitê local para a avaliação da relevância do tema. Nossa sugestão é que, dentre os membros do referido comitê, estejam o representante e os membros do segmento universidade de cada fórum. Apenas após a avaliação da relevância do tema pelo Comitê local, o trabalho será designado para avaliação do Comitê Científico.

Os pareceristas do Comitê Científico realizarão a avaliação dos trabalhos via um sistema de submissão, sem conhecimento dos nomes dos autores dos trabalhos enviados. Além disso, serão designados para cada parecerista trabalhos de estados diferentes daquele de sua atuação.

No próximo boletim, submeteremos a esse coletivo, a proposta da comissão organizadora para as normas para submissão de trabalhos e critérios de avaliação, diante das cotas existentes. Precisamos ter critérios bem definidos e detalhados, de modo a contemplar a diversidade desejada e a qualidade das produções, sem extrapolar o total de 200 vagas.

“9. Que a Comissão organizadora do VSNF construa um GT que tenha como foco de discussão o currículo das ações de formação continuada de educadores da EJA no V SNF de modo a discutir e aprofundar questões que envolvam os objetivos, as concepções e as perspectivas de ações de formação continuada de educadores da EJA, durante a organização do próximo seminário”.

No boletim n. 3, dialogaremos não só sobre as normas de submissão mas, também, sobre a dinâmica do V SNF. Como todos os 200 participantes terão trabalhos para apresentar no V SNF, contaremos com a presença de educadores, formadores, pesquisadores que trazem contribuições efetivas para o campo da formação de educadores de jovens e adultos. O que desejamos é que o V SNF seja um momento de círculos de discussão sobre temáticas e não um espaço de apresentações de trabalhos que simplesmente se sucedem. Nosso intuito é que as positividades de cada experiência formativa e as convergências entre os resultados das práticas e pesquisas apresentadas possam nos ajudar a discutir e aprofundar questões relativas à formação continuada dos educadores de EJA, conforme deliberado no IV SNF.

“10. Que a Comissão organizadora do VSNF constitua um GT que tenha como foco de discussão dar visibilidade e profundidade às ações de formação inicial que vem sendo desenvolvidas nas instituições formativas e que sejam sistematizadas e apresentadas durante o VSNF”.

Do mesmo modo, faremos uma proposta de dinâmica e eixos para os círculos de discussão que permita aprofundar questões relativas à formação inicial em andamento nas instituições formativas.

Aguardamos a manifestação de todos sobre os pontos abordados. Enviaremos em dezembro, o boletim n.3, com propostas relativas às normas de submissão e aos critérios de avaliação, bem como outras informações pertinentes à organização do encontro.

Atenciosamente,

Comissão organizadora do V SNF