Skip to Content

Fórum EJA e Campanha na defesa de direitos

IMG-20160330-WA0021.jpg

No dia 22 de março de 2016, o Fórum realizou uma atividade pública em defesa da cidadania, dos direitos sociais e da dignidade, marcando sua posição frente ao complexo cenário político institucional do Brail, reunindo mais de 100 pessoas na sede da Apeoesp, no centro da cidade de São Paulo (SP).

 

O evento contou com falas iniciais de parceiros do Fórum de EJA do Estado de São Paulo, mediadas por Adriana Pereira, representante da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo. Lisete Arelaro, professora aposentada da Faculdade de Educação da USP, destacou a importância da mobilização social para barrar a onda conservadora e golpe contra constituição às instituições democráticas.

 

Já Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, ressaltou o possível cenário em caso de avanço das forças conservadoras tais como a desvinculação das receitas de estados, municípios e da união nas áreas de saúde e educação e, logo, acarretando em diminuição de recursos, por exemplo, para cumprimento das metas e estratégias do Plano Nacioal de Educação.

 

Roberto Catelli Jr., coordenador de EJA da Ação Educativa e integrante na CNAEJA, criticou o papel da grande imprensa no contexto político atual. Ao analizá-la, destacou que grande parte da impresna está vinculada à propria produção do golpe e há parceria do Judiciário com setores da imprensa para promover a desestabilização da democracia. Nessa conjuntura, enfatizou a necessidade de desenvolver mais atividades públicas e buscar fontes alternativas de informação.