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Título
Quilombo Mesquita: Cultura, Educação e Organização Sociopolítica na construção do pesquisador coletivo
Autoria
Assunto
Outros assuntos
Comunidades dos Quilombos | Curso de especialização | Educação quilombola | Quilombos do Brasil
Ano de Publicação
Data de publicação
outubro de 2012
Local de publicação
Editor(a) ou Instituição
Descrição
Este trabalho consiste na experiência de construção do “pesquisador-coletivo”, desenvolvendo
o método da pesquisa-ação existencial com vistas à transformação da realidade para o desenvolvimento local. Durante os últimos quatro semestres de graduação (2º/2010 à 1º/2012) direcionei meus estudos para a realidade de minha localidade em Cidade Ocidental-GO, na região do Entorno Sul do DF, onde, encontra-se a Comunidade Quilombola Mesquita. Desde janeiro de 2011, atuo nesta comunidade passando pela escola, a associação de moradores e em suas principais manifestações culturais, aplicando forças em processos de articulação política entre estes espaços com o objetivo de trabalharmos projetos de fortalecimento da identidade do quilombo, observando a “crise identitária” enfrentada pela comunidade que, apesar do reconhecimento pela Fundação Cultural Palmares desde 2006 e do trâmite de regularização fundiária no INCRA, sofre com o forte processo de aculturação e de falta de referências, que faz grande parte da comunidade perguntar em meio a tudo isto: “O que é Quilombo?”. Neste sentido, inseri-me para contribuir em processos de solução deste impasse que fragiliza a luta da comunidade por seus direitos étnico-raciais, por seu território e por uma educação que valorize seus valores culturais tão ameaçados pelo “desenvolvimento” promovido pela especulação imobiliária no DF e Entorno. Como há pouca história escrita sobre o quilombo realizei investigações sobre o histórico da região buscando orientações que ajudassem a interpretar a comunidade aliando às minhas vivências, ambas, registradas e compartilhadas com membros da comunidade em forma de escritos que subsidiaram o processo de constituição do sujeito coletivo da pesquisa-ação. Destaco as dificuldades desta perspectiva de trabalho e sinalizo as possibilidades de continuidade das ações
Notas
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do Título de Licenciado em Pedagogia à Comissão Examinadora da Faculdade de Educação da
Universidade de Brasília.



