Documento
Metadados
Título
Seminários Nacionais de Formação de Educadores da EJA - SNF's Goiânia/GO
Autoria
Adelaide Brasileiro | Carlos Rodrigues Brandão | Domingos Leite Lima Filho | Eliete Santiago | Heleusa Figueira Câmara | Leôncio Soares | Luiz Olavo Fonseca Ferreira | Maria Aparecida Zanetti | Maria Margarida Machado | Paulo Carrano | Raquel Alves de Carvalho | Sandramara Matias Chaves
Assunto
EJA - Educação de jovens e adultos | Formação de educadores | Evento > Seminário sobre educação de Jovens e adultos
Outros assuntos
EJA - Educação de jovens e adultos | Formação de educadores | Formação de professores | II Seminário Nacional | Evento > Seminário sobre educação de Jovens e adultos | Seminários
Ano de Publicação
Data de publicação
2008
Coleção ou evento
2° Seminário de Formação de Educadores de Jovens e Adultos de Goiás
Outra coleção ou evento
2° Seminário de Formação de Educadores de Jovens e Adultos de Goiás
Local de publicação
Editor(a) ou Instituição
MEC - Ministério da Educação | SECAD - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade | Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
Descrição
A realização do II Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, numa parceria entre o Ministério da Educação, a UNESCO e o Fórum Goiano de Educação de Jovens e Adultos, representou o aprofundamento das questões já levantadas pelo I Seminário, em Belo Horizonte, MG, no ano de 2006. Esse Seminário resultou de um compromisso firmado entre essas instituições na Plenária Final do VIII ENEJA – Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos –, ocorrido em setembro de 2006, em Recife-PE. O II Seminário – que aconteceu entre trinta de maio e dois de junho de 2007, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia – teve como tema os desafios e as perspectivas da formação de educadores, e o objetivo de refletir e apontar diretrizes acerca dessa formação no Brasil. São questões que vem sendo debatidas pelas universidades, pelos movimentos sociais e pelo sistema público de ensino. Os trabalhos foram desenvolvidos por meio 6 de conferências, mesas-redondas, grupos de discussão e proposição, plenárias e apresentação de pôsteres. Eles priorizaram, sobretudo, o envolvimento de professores universitários, gestores municipais e estaduais, organizações da sociedade civil e educadores de jovens e adultos do país, para assinalar os caminhos e as especificidades da formação dos educadores dessa modalidade de ensino. As reflexões aqui apresentadas demonstram a importância da realização deste II Seminário para o campo da formação de educadores de jovens e adultos. Os textos reunidos neste livro são, portanto, proposições apresentadas ao longo do evento, na conferência de abertura, nas mesas de debates e nos grupos de trabalho. Incluímos, ainda, o resultado da Plenária Final e, a partir dela, esperamos poder nortear os encaminhamentos futuros desse campo de formação de educadores, seja no âmbito do governo federal, das secretarias estaduais e municipais de educação, seja na prática dos segmentos da sociedade civil que também atuam nessa formação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/Secad - MEC Representação da UNESCO no Brasil