Documento
Metadados
Título
Sistematização dos eixos temáticos trabalhados na unidade escolar desde o início do Projeto Proeja-FIC/Pronatec
Assunto
EJA - Educação de jovens e adultos | Formação de educadores | Educação > Formação Profissional | Projetos > Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Local de publicação
Brasil > Centro-Oeste > Goiás
Editor(a) ou Instituição
Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros | UFG - Universidade Federal de Goiás
Descrição
A formação inicial do projeto PROEJA-FIC/Pronatec na Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros focou na sistematização de eixos temáticos para maior flexibilidade e relevância ao cotidiano dos alunos, rompendo com o ensino tradicional. Os temas abordaram aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, incentivando uma educação integrada e interdisciplinar. As ações principais incluíram questionários, redações, projetos de reaproveitamento de alimentos, palestras, visitas e atividades práticas, visando a conscientização crítica e a participação ativa dos alunos na sociedade. A formação continuada dos professores e o planejamento quinzenal foram fundamentais para a implementação bem-sucedida dos eixos temáticos, embora a integração com o ensino técnico tenha apresentado desafios devido à especificidade e à carga horária dedicada às disciplinas técnicas.
Notas
25 p.