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Título
Ações em movimento: Fórum mineiro de EJA – da participação às políticas públicas
Autoria
Assunto
EJA - Educação de jovens e adultos | Movimentos sociais | Política educacional > Políticas públicas
Ano de Publicação
Local de publicação
Descrição
Esta pesquisa investigou como educadores, frequentadores do Fórum Mineiro de
Educação de Jovens e Adultos, percebiam a participação desta ação coletiva na
formulação de políticas públicas educacionais. A questão que direciona o trabalho
surgiu da minha vivência como participante do Fórum Mineiro e do encontro que reunia
os fóruns estaduais do Brasil, quando é possível perceber-se todo o movimento que
envolve as pessoas que lutam pela EJA no país. A partir disso, articulando esta
movimentação com o processo de regulamentação da EJA, na cidade de Belo Horizonte,
enquanto modalidade da educação básica, e a participação dos educadores nas plenárias
do Fórum, estabelece-se o cenário para a pesquisa. O intuito deste trabalho, então, é
discutir o Fórum Mineiro como uma ação coletiva e perceber como as ações que ele
desenvolveu contribuíram para que os participantes de suas plenárias intervissem na
discussão, formulação e elaboração da política pública de educação de jovens e adultos
na capital mineira. Foi realizada uma pesquisa empírica, com uma abordagem
qualitativa; foram entrevistados sete sujeitos que participavam do Fórum. Além disto,
foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos da secretaria do Fórum Mineiro e
em documentos que tratavam de políticas públicas para EJA, no Brasil, bem como,
pesquisa teórica para subsidiar as discussões sobre o caráter do Fórum dentro da
Sociologia das Ações Coletivas. Os resultados deste trabalho demonstram dois aspectos
importantes. O primeiro é que o Fórum se constitui um movimento dentro da sociedade
e que os estudos acadêmicos não chegaram, ainda, a um consenso sobre o lugar que ele
ocupa dentro das ações coletivas. O pertencimento ou não a uma categoria sociológica
específica, também, é fato sem importância para os freqüentadores do Fórum. O
segundo aspecto diz respeito ao papel que este espaço cumpre para os que dele fazem
parte. Respondendo à proposta do trabalho, é possível considerar que o Fórum Mineiro
de Educação de Jovens e Adultos apresenta destacada importância na formação política
dos seus freqüentadores e se constitui em um espaço de troca de experiências para
aqueles que fazem a Educação de Jovens e Adultos, atuando assim, de forma indireta,
no processo de construção de políticas públicas.