O eixo destaca a importância da articulação entre trabalho, educação e sustentabilidade socioambiental na construção de uma política nacional de educação. Discute-se como a educação se estende para além das instituições formais, abrangendo práticas pedagógicas em diversos contextos. As transformações econômicas e políticas, especialmente a partir dos anos 1980, influenciaram as políticas educacionais, cada vez mais orientadas pela lógica do mercado. Aponta-se a necessidade de um aumento na escolarização e na jornada escolar, com qualidade, para uma sociedade inclusiva. O Estado é chamado a desempenhar um papel preponderante na melhoria da distribuição de renda e na garantia de direitos sociais e humanos. Destaca-se também o papel crucial da educação, ciência e tecnologia no desenvolvimento econômico e social. Além disso, são ressaltadas a importância da sustentabilidade ambiental e a necessidade de repensar os modelos de produção e consumo, integrando diferentes atores sociais. Em suma, propõe-se uma abordagem holística que reconheça a interdependência entre educação, trabalho, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.