Skip to Content

I Fórum EJA de Confresa realizado em Santa Terezinha MT

I – SEMINÁRIO REGIONAL DO FPDEJA - FÓRUM PERMANENTE DE DEBATES DA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS DE CONFRESA REALIZADO EM SANTA TEREZINHA OUTUBRO DE 2009.
 
O presente texto tem a finalidade de relatar o acontecimento do I – SEMINÁRIO REGIONAL DO FPDEJA - Fórum Permanente de Debates da Educação de Jovens e Adultos de Confresa. O evento teve início no dia 07 de outubro de 2009, com a composição da mesa contendo os seguintes representantes: Luis Antonio – UNEMAT, Marilde – PAN, Dagmar, Dorta, Dirceu e Rosa – Santa Terezinha, Terezinha Aires –Marli – CEFAPRO Confresa, Salete – Vila rica, Luzanira - SEDUC, Marco e Alexandre Cesário – Fórum Estadual da EJA; ambas, pessoas que defendem a luta e a organização dos movimentos da EJA na região pólo de Confresa.
            Ambos manifestaram suas expectativas frente à programação do encontro. A Educação de Jovens e Adultos mesmo com os avanços existentes a nível local e regional, estadual e nacional, ainda requer bastante atenção por parte dos envolvidos no processo. Fator que leva à necessidade da mobilização de encontros que discutem e debatem políticas públicas educacionais de formação que possam atender as diversidades de sujeitos de EJA existentes.
            O coordenador Estadual Alexandre em sua fala, fez um histórico dos movimentos de EJA, assim falou sobre a VI – CONFINTÉIA – que será realizado em Belém do Pará, cujo objetivo é discutir novas estratégias/ recomendação para uma política renovada de ação e monitoramento de educação e aprendizagem dos sujeitos adultos em todas as regiões do mundo. Falou dos ENEJAS – encontros nacionais da Educação de Jovens e adultos - que teve início em 1996 e já tem um histórico que merece grandes destaques, em elação à valorização dos diversos sujeitos da EJA. Destacou ainda as preocupações apresentadas nos encontros regionais e estaduais quanto à necessidade de uma política pública que erradique os altos índices de evasão bem como seguridade da melhoria do ensino e da aprendizagem na educação de jovens e adultos.          
Visto nesta perspectiva, é necessário discutir e definir na nossa região como característica dos fóruns da EJA – a criação de equipes de trabalhos, que assumam responsabilidades como exemplo: equipe de relatórios, de postagem – fórum. Pois, assim, e com o lema “um outro mundo é possível, uma outra EJA é desejável”, buscamos nos fortalecer nos movimentos de EJA.
            O professor Luis Antonio, em sua palestra: Movimentos Sociais Trabalho e Educação, fez um breve histórico sobre a educação popular x educação formal. Contudo, foram os movimentos sociais que ganharam avanços em relação a uma educação que tornasse uma responsabilidade do estado. A exemplo temos o MST, que com sua organização ganhou espaço de diálogo, discussão em relação à educação.
Essa luta entre movimentos sociais e estado é uma luta tensa, mas que a cada dia é considerada como conquista na educação, bem como os espaços de debates - Fóruns de EJA também consideramos conquistas e avanços. Também foi destaque no encontro as conquistas em relação à educação de jovens e adultos, como exemplo a alfabetização de pescadores nos períodos de piracema.
            É evidente que a educação de jovens e adultos é diferenciada e como tal requer um planejamento com conteúdos e estratégias diferenciadas requer sobre tudo um professor que tenha uma concepção de Educação diferenciada. Contudo, o professor da EJA precisa ter a concepção didática de que seu material pedagógico de trabalho se difere dos materiais da educação formal.
            Portanto, dentre tantos os desafios existentes e debatidos no fórum há um mais preocupante no momento - a evasão escolar na modalidade EJA. Situação que coloca os participantes diante do desafio de ousar, realizar, testar experiências, analisar o que está funcionando, fato que leva à reflexão sobre o currículo escolar o qual aqui também é tido como desafio.  
 
Coordenação regional do Fórum de EJA (Comissão Executiva)
 
  1. Maria do Rosário soares lima
  2. Célia ferreira de Sousa
  3. Deassis Gomes da Silva
  4. Eliene coelho Silva
  5. Elivaine Alves Cândida
  6. Lucimeire lazara da silva oliveira
  7. Maria Aparecida Souza
  8. Marilde Garbin
  9. Raimundo Ribeiro
  10. Rosimeire Souza