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AVALIAÇÃO XIII ENEJA NATAL/RN DELEGAÇÃO MATOGROSSENSE

Foi realizado nos dias 10, 11,12 e 13 de setembro de 2013, no município de Natal - RN, o XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. Confira o relatório de avaliação organizado pela delegação Matogrossence abaixo:

ESTRUTURA FÍSICA

POSITIVOS: A estrutura física foi excelente e confortável, tanto na hospedagem como nas plenárias e reuniões, possibilitando condição digna para todos. Não há dúvidas que superou qualquer expectativa.A acomodação foi de excelente nível.

NEGATIVOS: No local do Encontro, por causa do revestimento do piso e paredes, provocou alergia em algumas pessoas. Poderia ter acontecido o evento no mesmo local uma vez que este se realizou também em um hotel. Almoço servido no local do evento   deixou a desejar.

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA

POSITIVOS: A recepção no aeroporto; Hospedagem; A busca para superar os problemas, Trabalharam de forma organizada e tranquila.

NEGATIVOS: Notou-se a necessidade de mais pessoas na organização, por exemplo, na hora da confraternização de “Saberes e sabores” dos estados, alguns ficaram perdidos sem ter um local especifico para apresentar.

Como todo grande evento, o XVIII Eneja esteve sujeito a percalços em relação à questão operacional. Uma grande falha foi o transporte no primeiro dia.

O local da abertura foi um pouco distante dos locais de hospedagem. A questão também do transporte que teve muitas falhas, principalmente no quesito horário, nos obrigando a recorrer a táxi inúmeras vezes.

ESTRUTURA POLÍTICA

POSITIVOS: De acordo com o que se espera de um evento de nível nacional, as participações de pessoas que tem grande destaque no cenário nacional da Educação de Jovens e Adultos pesaram para que o evento ganhasse destaque. A visita da Governadora do Estado.

O Fórum Potiguar está de parabéns nesse quesito. Além da participação determinante do Ministério da Educação, buscou e conseguiu as parcerias necessárias para a realização do evento da envergadura do ENEJA.

As temáticas abordadas foram relevantes no processo de discussão tanto nas mesas com nos GTs;

NEGATIVOS: Ausência da Secretária Macaé, SECADI/MEC.

 A mesa de abertura muito  demorada, resultado da  entrega das medalhas que deveria ser realizada em outros momentos.

PROGRAMAÇÃO

Os debates do XIII ENEJA trouxeram para esse campo novas expectativas no que se refere às possibilidades e anseios de lutas, em que, cada região procurou defender; As mesas redondas permitiram ricas discussões sobre questões que afetam toda a estrutura da modalidade EJA; Nas inúmeras propostas articuladas durante as discussões notou-se que a Agenda Territorial sempre estava em pauta; Maior participação dos alunos mas uma participação dos alunos dentro da programação momentos para que os estudantes possam conversar entre eles. Esta troca de experiências entre os estudantes enriquecerá o encontro e a EJA no Brasil; Momentos culturais, exposição de banners.

 

NEGATIVOS: A programação na noite de abertura não foi tão produtiva quanto o esperado, faltou pontualidade e mais clareza nos assuntos tratados. A dispersão é sempre um obstáculo em nossos trabalhos.

O único senão foi a mesa de abertura com a apresentação dos ganhadores da Medalha Paulo Freire. Essa apresentação poderia ter sido feita em outro momento. Tanto que acabou por atrapalhar a programação e uma fala, que deveria ter sido feita no primeiro dia, foi transferida para a manhã seguinte. E na manhã seguinte à abertura oficial foi o momento no qual aconteceu o contratempo com o transporte; Faltou um momento de City Tour. Aplenária final foi um pouco tumultuada; Faltou o momento de reunião dos segmentos.

PERSCPECTIVAS/EXPECTATIVAS

O nível de discussões sobre EJA está muito alto e as perspectivas são de luta contínua, por uma EJA capaz realmente de transformar o sujeito para exercer seus direitos e cumprir seus deveres. 

Diante da inquietação que toma conta de todos que desejam uma educação de qualidade, na EJA sempre é tempo de lutar para que outros consigam ter consciência do seu papel e do seu espaço na sociedade.

 Assim como as expectativas são de que não conseguiremos acelerar os resultados positivos de nossas discussões. E isso não tende a se modificar em um curto prazo de tempo. Avançamos claro, sempre avançamos um pouco, contudo é necessário que descubramos uma ação que nos impulsione mais a frente, mais alto e mais longe. E será para essa descoberta que continuaremos pesquisando, discutindo, realizando esses Encontros de trocas e aprimoramento de ideias.

Que as demandas levantadas possam ser encaminhadas e principalmente transformadas em políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos.

O encontro fortaleceu a minha vontade de estudar e fazer com que a EJA possa atender, cada vez mais, os jovens e adultos que, assim como eu, vê a esperança de uma vida melhor a partir dos estudos. Acredito que são os debates os responsáveis pelas mudanças e tanto os debates na cidade, na região, no estado e país é que propulsiona  uma escola de Jovens e Adultos, cada vez mais forte e capaz de cumprir seus objetivos.

A perspectiva é que podemos avançar nas deliberações e proposições, pois o espaço de discussão e reflexão propiciado pelo Fórum EJA tem por objetivo contribuir com a melhoria da oferta de Educação de Jovens e Adultos e a efetivação de Políticas de Estado visando o fortalecimento da modalidade.

 As experiências de cada estado, os desafios nossos que são também os mesmos de outros centros.

A expectativa é ver daqui a dois anos como cada estado lidou com esses desafios e que soluções foram encontradas.

A expectativa foi superada, apesar de compreender a demanda de trabalho que esse evento exige para ser realizado.

OBSERVAÇÕES: Nos trabalhos em grupo, a discussão não se desenvolveu em torno da temática do GT, EJA e o Mundo do Trabalho (Educação Profissional), as mediadoras não haviam pensado em uma metodologia para encaminhar as discussões e era visível o aborrecimento de uma delas ao perceber que o grupo estava discutindo questões que não eram as que ela defendia. Ou seja, havia sido decidido que o GT iria encaminhar as proposições que a maioria escolhesse. Isso se chama "Democracia".

Que haja um momento para representante dos estados socializarem como estão suas as políticas de EJA, pois essa socialização fortalece as lutas pela modalidade.

Informo que assim que possível estarei disponibilizando o relatório em Pdf.