Skip to Content

Pós em EJA e Ecosol garante formação continuada na modalidade.

Teve início no dia 22/11 o curso de pós-graduação em nível (lato sensu) em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Economia Solidária. O curso é ofertado pela Universidade Federal de Mato grosso (UFMT) em parceria com Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão (SECADI) A formação está sendo ofertada a 124 professores de EJA da capital, sendo 60 são da rede estadual e 64 da municipal. 

Um dos objetivos da formação, e a necessidade de formar profissionais com qualificações específicas de EJA. Para o professor da Coordenadoria de Jovens e Adultos da Seduc, Antonio Marcos Passos de Mattos, esse fator é determinante, pois em nosso Estado não há formação inicial para os profissionais da EJA. “Os cursos de licenciaturas no Estado não contém a disciplina Educação de Jovens e Adultos, apenas Pedagogia da UFMT possui, mas é optativa”, citou.

Antonio Marcos cita também a importância da especialização em EJA e Ecosol, tendo como premissa a educação popular e a construção da cidadania. Isso porque, de acordo com ele, os estudantes jovens e adultos são trabalhadores, que buscam soluções para problemas imediatos e precisam de formação para o ingresso no mundo do trabalho.

“A idéia de mundo do trabalho é diferente de mercado de trabalho, pois busca a atividade laboral como emancipação do ser humano, contrário assim aos valores capitalistas”. Nesse sentido Mattos destaca que o curso vai contribuir para que os educadores trabalhem de fato, com os estudantes, a formação em EJA/Ecosol.

“Isso é fundamental, pois a Economia Solidária busca uma nova forma de economia possível, tendo com premissas: cooperação, união, cuidado com o meio ambiente, democracia, participação entre outros”, finalizou.

Fonte: http://www.seduc.mt.gov.br