Skip to Content

Realizações da EJA no Estado do Espírito Santo

Aos companheiros dos Fóruns,

 
A Secretaria Municipal de Educação de Vitória vem construindo nos últimos três anos importantes avanços em relação a oferta de educação destinada a pessoas jovens e adultas. Dentre elas se destacam:

Esses avanços são fruto de lutas da militância e do trabalho coletivo.  A SEME/Vitória ao abrir o edital simplificado para a contratação de professores cumpre com um dos encaminhamentos dos ENEJAs

que indicam a necessidade de abertura de concurso público para educadores de jovens e adultos.
 
Dentre os avanços destacam-se  
 revisão da oferta semestral no Ensino Fundamental. A partir de 2006 passou a se constituir anualmente com duração de 6 anos.

2) Criação do Cargo de Professor Especialista em EJA para qualificar a discussão dentre da Secretaria;

3) Implementação da Modalidade EJA a partir de 2008, com duração de seis anos também. As aulas se dão de segunda a quinta-feira. Sexta não há aula e todos os docentes encontram-se em Planejamento coletivo;

4) publicação de Edital para contratação específica de profissionais para atuar com a EJA.  É a primeira vez que isso ocorre na capital capixaba.  É um processo seletivo com base em análise de títulos, privilegiando a trajetória profissional na EJA.

5) parceria com o SENAC para associal escolarização na EJA e profissionalização a partir de junho próximo. Cinco escolas estarão envolvidas e as aulas ocorrerão com técnicos do SENAC nas sextas-feiras e sábados com certificação assegurada.

 
 
Compartilhamos com alegria e ânimo essas realizações
 
 Abraços
 
 Breno Louzada Castro de Oliveira – Coordenador da CEJA/SEME
 Representante do Fórum EJA/ES
 
O edital está disponível no site da Prefeitura de Vitória: