Skip to Content

Curso de Extensão: “O QUE HÁ DE NOVO NA EJA? Atualizações de um percurso recente em tempos de desmonte”

WhatsApp Image 2022-08-11 at 15.05.23.jpeg

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da UFES, o Fórum de EJA e o Grupo de Pesquisa "Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional na cidade e no campo" convidam a todes educadores, educandos da EJA, gestores, movimento sociais e demais organizações da sociedade civil para participar do Curso de Extensão: “O QUE HÁ DE NOVO NA EJA? Atualizações de um percurso recente em tempos de desmonte” na busca por exercitar o diálogo sobre a perversidade das políticas que têm impactado os sujeitos jovens, adultos e idosos.

O Curso terá carga horária de 60h e objetiva propiciar momentos de escuta e reflexão dos sujeitos acerca dos principais desafios enfrentados no retorno das atividades presenciais, bem como dialogar com os sujeitos envolvidos com a EJA, em seus territórios, buscando fortalecer movimentos de ação e reconstrução de práticas que tenham a educação popular como referência.

As inscrições serão realizadas pelo formulário disponibilizado no link https://forms.gle/nxPsEvb6NTchyqmD8, até o dia 24/08/2022.

O que há de novo na EJA?

WhatsApp Image 2022-08-08 at 14.28.58.jpeg

A pergunta acima dá nome ao curso de extensão que será promovido pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Fórum de Educação de Jovens e Adultos, cujas inscrições estão abertas. Entretanto, embora o questionamento suscite nas pessoas a ideia de algo positivo, na verdade, as novidades dentro dessa modalidade de ensino não são boas. Justamente por isso, o curso tem como um dos objetivos conhecer a realidade da EJA nos municípios, para poder interferir nela, que conforme aponta o Fórum, é de desmonte.

Matéria completa: https://www.seculodiario.com.br/educacao/o-que-ha-de-novo-na-eja

Curso de Extensão: “O QUE HÁ DE NOVO NA EJA? Atualizações de um percurso recente em tempos de desmonte"

2.png

O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da UFES e o Fórum de EJA convidam a todes educadores, educandos da EJA, gestores, movimento sociais e demais organizações da sociedade civil para participar do Curso de Extensão: “O QUE HÁ DE NOVO NA EJA? Atualizações de um percurso recente em tempos de desmonte” na busca por exercitar o diálogo sobre a perversidade das políticas que têm impactado os grupos mais vulneráveis, dentre os quais, situamos a demanda potencial de sujeitos jovens, adultos e idosos, pela educação e trabalho, em tempos de desemprego, bem como as lutas pelas condições dignas de vida. 

O Curso terá carga horária de 60H e objetiva propiciar momentos de escuta e reflexão dos sujeitos acerta dos principais desafios enfrentados no retorno das atividades presenciais e as estratégias utilizadas para responder às demandas impostas pelo contexto, bem como dialogar com os sujeitos envolvidos com a EJA, em seus territórios, com vistas a criação de núcleos de estudo e compartilhamento de experiências buscando fortalecer movimentos solidários e propositivos de ação e reconstrução de práticas que tenham a educação popular como referência.

► As inscrições serão realizadas pelo formulário disponibilizado no link https://forms.gle/nxPsEvb6NTchyqmD8, até o dia 24/08/2022.

Contribuições dos Fóruns de EJA do Brasil à Confintea VII

WhatsApp Image 2022-06-14 at 08.51.52.jpeg

"Assim, os Fóruns de EJA do Brasil, que contribuíram diretamente para a efetivação das CONFINTEA V e VI, com proposições coletivas, visando a melhoria das políticas públicas para a educação básica e profissional de pessoas jovens, adultas e idosas trabalhadoras, se propõem a apresentar algumas contribuições para a próxima CONFINTEA VII, com vistas a garantia do direito a educação e a aprendizagem das pessoas jovens, adultaseidosastrabalhadoras." 

link do texto na integra: http://file:///C:/Users/NEJA02/Downloads/CONFINTEAVII.pdf

 


“Ninguém liberta ninguém,

Ninguém se liberta sozinho,

Todos se libertam em comunhão”

(Paulo Freire) 

Conteúdo sindicalizado