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OBEDUC

Observatório da Educação

O projeto tem como centralidade o fortalecimento, consolidação e aprofundamento das pesquisas no âmbito da EJA integrada à educação profissional, realizadas a partir da rede constituída pelo Edital nº 3/2006 Proeja Capes-Setec. Busca estabelecer diálogos entre a produção dos Programas de Pós-Graduação em educação da UFG, UFES, UnB e gestores e profissionais da escola básica envolvidos com as políticas e ações da EJA nas diferentes configurações de sua oferta, assumida pelas redes públicas nos sistemas municipais, estadual, distrital e federal e suas relações com o mundo do trabalho. A oferta do ensino médio-técnico integrado e da formação inicial continuada dos trabalhadores integrada ao ensino fundamental recupera pressupostos teórico-metodológicos e práticas pedagógicas cujo conteúdo objetiva uma formação profissional que supere os preceitos assistencialistas - presente no ensino profissionalizante brasileiro nos primeiros momentos - e amplie a inserção dos estudantes a uma dinâmica produtiva que tenha o mundo do trabalho e não apenas o mercado como possibilidade de efetivação da atividade profissional. Busca-se o acompanhamento da política de formação integrada e suas formas de materialização nas práticas pedagógicas na perspectiva do currículo integrado, tendo em vista os sujeitos a quem essa oferta se destina e suas especificidades. Como pesquisa qualitativa toma a abordagem metodológica da bricolagem como desenho, ao considerar que a composição em rede possibilita uma atuação conjunta dos pesquisadores com várias estratégias de pesquisa, dentre elas a pesquisa-ação e o estudo de caso em contextos específicos; conta ainda com o suporte metodológico da pesquisa quantitativa responsável pela sistematização da base de dados disponível no IBGE e no INEP. As reflexões tencionarão a dependência da educação ao sistema econômico, explorando os desafios, possibilidades e entraves de educação para os trabalhadores na perspectiva da formação humana integral.

 

Objetivos:

Promover o fortalecimento da produção acadêmica e a formação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado, no campo da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Profissional integradas, conjugando as dimensões da formação humana integral, da gestão coletiva do trabalho solidário, da construção de currículos integrados, dos ambientes e mídias virtuais, buscando consolidar parcerias já existentes e efetivar novas com as escolas da rede pública de educação básica para a construção de uma escola efetivamente para os trabalhadores.