Skip to Content

Audiência pública em Conceição do Castelo 21/09

A audiência pública popular em Conceição do Castelo aconteceu no dia 21 de setembro de 2018, reunindo alunos, professores, pais de alunos, representantes do município e de sindicatos, e comunidade, além de contar com a participação do Fórum EJA do Espírito Santo, totalizando 134 pessoas presentes na reunião. 

As discussões iniciais se desenvolveram a partir da apresentação de dados sobre a educação do município, evidenciando o fechamento de escolas e turmas de EJA em Conceição do Castelo.

Também foi uma das pautas de discussão a tentativa de implementação de uma Escola Viva no município. Pais e alunos se mostraram fortemente contrários a essa decisão imposta pela Secretária de Estado de Educação, que de forma autoritária tenta remanejar alunos do campo para a sede do município, desconsiderando a realidade da região e os entraves e dificuldades que esses alunos enfrentarão na saída do campo para a cidade. Assim, as discussões se seguiram com professores e alunos apresentando seus questionamentos quanto ao futuro das escolas do campo e às implicações que sua falta pode ocasionar na vida dos alunos.  

Os principais questionamentos da população foram relacionados a: evasão escolar; o deslocamento dos alunos do campo para a sede do município; fechamento de escolas do campo; imposição da Escola Viva, falta de diálogo com a comunidade na tomada de decisões por parte da Sedu; o destino dos professores com o fechamento das escolas; 

A audiência foi mediada por representantes do Fórum EJA/ES junto aos demais participantes que se envolveram durante toda a discussão, visando o diálogo com aqueles que mais precisavam ser ouvidos.