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Artigo

Seminário Internacional Online - Educação em Ambiente Prisional: Políticas e Práticas no Brasil e em Portugal

O seminário internacional online tem por objetivo uma socialização expositiva das políticas e práticas educativas concretizadas em estabelecimentos prisionais, no Brasil e em Portugal. PÚBLICO ALVO: O seminário destina -se à comunidade acadêmica em geral (investigadores professores, alunos, gestores, etc.), aos profissionais da área de educação e aos profissionais envolvidos com atividades socioeducativa e de ressocialização.

 

UnB define nova coordenação do Portal dos Fóruns de EJA Brasil

O Portal dos Fórum EJAS do Brasil teve uma mudança na sua Coordenação Nacional, sendo agora assumida pela Professora Eliene Novaes Rocha, da Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília (FUP/UnB). Juntamente com esta mudança iniciou-se um processo de debate sobre a importância de atualização e reestruturação do Portal Nacional e dos Portais Estaduais, visando ampliar o acesso a esta ferramenta de comunicação, pesquisa e divulgação das ações em defesa de uma Política de Educação de Jovens e Adultos em todo país.

O processo foi aprovado durante o XVI ENEJA em Belo Horizonte de 18 a 22 de setembro de 2019. A apresentação oficializada através do Comunicado I emitido em 18 de setembro de 2019, pela nova Coordenação do Portal (ver anexo), como também foi enviado um vídeo no qual a nova coordenadora apresenta suas palavras inicias e seu compromisso com a luta dos movimentos sociais, sindicais e dos fóruns de EJA pela ampliação do direito  à educação para os trabalhadores e trabalhadoras que tanto lutam e reivindicam esse direito. Avante na Luta e nesta construção coletiva.

Para o vídeo de apresentação Clique aqui

Seminário Nacional Diferentes Diferenças

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD/MEC estará promovendo durante o período de 4 a 8 de dezembro de 2006, em Brasília, o Seminário Nacional Diferentes Diferenças, que tem por objetivo a disseminação e troca de experiências relativas às diversas temáticas educacionais expressas na agenda da Secretaria.

Leia mais sobre o Seminário
 

I e II Encontros virtuais de Fóruns EJA 2020

A Coordenação Nacional do Portal dos Fóruns de EJA promoveu dois encontros virtuais com os administradores dos Portais dos Fóruns de EJA Estaduais e Distrital de todo o Brasil nos dias 11 e 17 de junho de 2019.

Na oportunidade, foram apresentadas algumas diretrizes que definem as responsabilidades dos administradores dos Portais dos Fóruns no que diz respeito ao trabalho a ser realizado nos portais. Nesta reunião, debatemos ainda os desafios do momento atual para a manutenção e alimentação do Portal, mas também se destacou a importância de fortalecer essa ferramenta de comunicação para a consolidação de uma Política de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Na agenda de trabalho foram definidas ações operacionais de assinaturas de termos de responsabilidade, bem como a definição de atividades de formação para uma maior qualificação digital dos administradores. Neste momento, boa parte dos Estados já se encontram habilitados para atualizar as informações constantes nos seus respectivos Portais.

Nota sobre posicionamento das Entidades Nacionais de Educação e Pesquisa sobre o Parecer do CNE para os Calendários Escolares durante o período da COVID-19

Nota sobre posicionamento das Entidades Nacionais de Educação e Pesquisa sobre o Parecer do CNE para os Calendários Escolares durante o período da COVID-19

Entidades Nacionais de Educação e Pesquisa assinam posicionamento sobre o Parecer do CNE que trata da Reorganização dos Calendários Escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de Pandemia da COVID-19. Entende-se que diante da realidade educacional nesse momento de pandemia é urgente a emergência de medidas com objetivos de preservar vidas e controlar a propagação da doença.  A proposta do CNE com relação ao calendário escolar, demonstra completa falta de respeito ao pacto federativo educacional, a autonomia dos estados, municípios e distrito federal, além disso, a ausência do Estado nos assuntos que são de sua competência. Veja posicionamento completo anexo.

Encontrar o que não pode ser dito: uma experiência na cena prisional com o Teatro do Silêncio

Encontrar o que não pode ser dito: uma experiência na cena prisional com o Teatro do Silêncio.

Temos como finalidade, com esse relato, propor um fazer teatro no âmbito do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) para ser realizado nos presídios de Brasília como uma política pública de inserção social.  Leia Mais...

 

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