Faça a leitura dos dois Textos do Prof. Renato Dagnino da UNICAMP para discutirmos no coletivo:
Tragam suas dúvidas, esclarecimentos, críticas etc. para nossa discussão!
Por que tecnociência? e por que solidária?
A leitura do texto me fez refletir sobre como, muitas vezes, enxergamos a ciência e a tecnologia como neutras, quando, na verdade, elas também são influenciadas por interesses econômicos, políticos e sociais. Achei interessante a proposta de Renato Dagnino ao defender a Tecnociência Solidária, pois ela amplia a compreensão de que o conhecimento pode e deve estar voltado para atender às necessidades da sociedade, valorizando também os saberes produzidos por comunidades, movimentos sociais e trabalhadores. Considero essa perspectiva muito pertinente, especialmente em projetos como o nosso, que utilizam a tecnologia para preservar a memória coletiva e fortalecer o direito à educação. Fiquei refletindo sobre como ampliar, na prática, a produção de tecnologias realmente orientadas pelo interesse público e não apenas pelas demandas do mercado.
Rafael Barcelos, coordenador CMV-FUP.
O Programa de Governo e a Economia Solidária
A leitura me fez refletir sobre o papel do Estado e das universidades na construção de uma sociedade mais justa. Achei interessante a defesa de que a Economia Solidária não deve ser vista apenas como uma política de assistência, mas como uma estratégia de geração de trabalho, renda e fortalecimento das comunidades. Também chamou minha atenção a proposta de aproximar as instituições de ensino dos movimentos sociais e dos empreendimentos solidários para desenvolver tecnologias que atendam às necessidades reais da população. Isso me fez pensar que produzir conhecimento também é um compromisso social e que a universidade pode contribuir muito mais quando dialoga com as experiências e os saberes das comunidades.
Rafael Barcelos, Coordenador CMV-FUP.