Diálogos ADUnB pela TV Comunitária - Entrevistado: Antonio Lisboa-Conselheiro representante dos trabalhadores brasileiros no Conselho de Administração tripartite da OIT - Convenções 151 e 193 OIT
https://www.youtube.com/live/dnLRUj4FslA
Artigo: Como a nova Convenção Nº 193 promoverá o trabalho decente na economia de plataformas?
A leitura dos textos de Renato Dagnino e o vídeo ampliaram minha compreensão sobre a relação entre tecnologia, trabalho e direitos. Como servidor público, chamou minha atenção a discussão sobre a Convenção 151 da OIT. Ao longo da minha trajetória, percebi como as negociações com governos, especialmente os de orientação mais à direita ou de extrema direita, muitas vezes foram marcadas por dificuldades de diálogo, ausência de negociação e desvalorização das entidades representativas dos servidores. Compreender a importância dessa regulamentação me fez perceber que ela representa um avanço na institucionalização do diálogo e da negociação coletiva, independentemente de quem esteja no governo.
Também achei muito relevante conhecer a Convenção 193, que trata do trabalho em plataformas digitais. Confesso que não conhecia essa iniciativa da OIT e foi interessante entender que o avanço da tecnologia precisa caminhar junto com a proteção dos direitos dos trabalhadores. A discussão sobre a transparência dos algoritmos e o reconhecimento dos direitos de quem trabalha por meio de plataformas mostra que a tecnologia não pode estar acima da dignidade humana.
No conjunto, os textos e o vídeo reforçaram para mim que ciência, tecnologia e políticas públicas precisam estar comprometidas com a valorização do trabalho, da democracia e da justiça social.
Rafael Barcelos, Coordenador CMV-FUP.