Esquenta do VII EREJA da região Centro-oeste. Estudantes de EJA em pauta.

No dia 13-06-25 os fóruns de EJA da região Centro-oeste realizaram live para o esquenta do VII EREJA da região Centro-oeste.

Participaram do esquenta as professoras Maria Margarida Machado- Fórum goiano, Maria Luiza Pereira-Fórum GTPA -DF, com mediação do professor Francisco Givanildo do Fórum EJA de MS.

A Professora Maria Luiza apontou os problemas concretos a serem enfrentados para a oferta da EJA, como discussão de ações intersetoriais,oferta da EJA presencial sem  negar  a importância das tecnologias, o avanço da EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica e a necessidade que o EREJA discuta a o trabalho como Emancipação social,e como a Economia Solidária poderá fazer parte do trabalho com estudantes da EJA.

A Professora Margarida abriu o diálogo observando que a formação Inicial e Continuada dos professores que atuam na EJA são fundamentais para que uma nova concepção de educação possa integrar a EJA e Educação Profissional Tecnológica. Nos chama atenção para que cada estado e o distrito federal alinhe com os institutos federais a oferta da EJA aos estudantes trabalhadores.

Retomou ainda o trabalho realizado na construção do Centro de Memória Viva da EJA e a urgência da retomada da discussão na região,como forma de fortalecer esses espaços.

O esquenta para o VII EREJA nos apresenta grandes desafios: fortalecer os diálogos entre os Fóruns, fortalecer a participação de outros segmentos dentro dos fóruns e alternativas de ocupar espaços de discussões como forma de ampliar a oferta da Educação de Jovens e Adultos para os trabalhadores e ainda realização de uma grande mobilização para que a nova Resolução da EJA alcance os vários territórios, derrubando os impedimentos para que ocorra ampliação de matrículas na EJA.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *