No Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos: 1º Ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA (Pacto EJA), ocorrido em 10 de setembro de 2025 foi apresentado um estudo econômico inédito encomendado pelo MEC, por meio da Secadi, em parceria com a Unesco, que analisou os impactos econômicos da EJA na vida dos estudantes. A pesquisa busca ampliar o campo de estudos sobre a modalidade, fortalecer sua valorização e estimular o debate qualificado para o aprimoramento das políticas públicas.
Além de representar um apoio técnico, o estudo em questão tem como objetivo expandir o campo de investigações relacionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e colaborar para o reconhecimento e a valorização dessa modalidade de ensino. Por meio desta publicação, o Ministério da Educação busca incentivar um debate qualificado e fomentar reflexões sobre os dados apresentados, com vistas ao aperfeiçoamento das pesquisas e das políticas públicas voltadas à EJA.
Os resultados apresentados neste estudo confirmam a relevância estratégica da educação de jovens e adultos no Brasil. Os elevados contingentes de pessoas com potencial para ingressar na alfabetização e nas diferentes etapas da EJA, juntamente com os retornos econômicos positivos observados, evidenciam um grande potencial de expansão dessas modalidades de ensino. Os benefícios obtidos ao longo da trajetória de vida mostram-se suficientes para compensar os custos imediatos associados ao retorno aos estudos, especialmente entre os grupos etários mais jovens.
Para secretários de educação e gestores públicos, o estudo reúne evidências robustas de que o investimento na EJA e na AJA produz impactos concretos para os indivíduos e, de forma indireta, para o desenvolvimento social e econômico regional e nacional. O aumento da renda, da formalização do trabalho e da qualidade das ocupações não apenas eleva o bem-estar da população, como também favorece a produtividade e contribui para a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais.
Fonte: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos,
Diversidade e Inclusão (Secadi/Ministério da Educação – MEC)
A Educação que transforma vidas adultas: um estudo recente sobre o retorno econômico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Autora: Fabiana de Felicio
© Ministério da Educação, 2025




