
Na noite do dia 12 de maio de 2025, foi realizada uma importante reunião virtual via Google Meet, reunindo cerca de 60 formadores do PACTO EJA de Minas Gerais. Os participantes estavam vinculados às Secretarias Estadual e Municipais de Educação, representando diferentes regiões dos 853 municípios mineiros. O encontro teve início às 19h e se estendeu até por volta das 22h.
O objetivo principal da reunião foi apresentar e discutir o processo de sistematização das ações do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos em Minas Gerais. Para isso, os formadores contaram com a participação especial de Marcos Petraglia, membro do Fórum Mineiro de EJA (FOMEJA) e atualmente a serviço do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) como responsável pela sistematização das ações do pacto no estado.
Durante sua fala, Marcos se apresentou, contextualizou seu papel no processo de sistematização e esclareceu dúvidas dos participantes sobre as ações em andamento. Ele também destacou a importância da organização e do registro das experiências vivenciadas pelos educadores e estudantes ao longo da implementação do pacto.
Na oportunidade, foram apresentadas duas ferramentas fundamentais para o trabalho dos formadores: a declaração de uso de imagem e evidências e a ficha de sistematização dos Círculos de Cultura presenciais e virtuais. Esses instrumentos irão auxiliar no registro das memórias e práticas desenvolvidas em cada território, contribuindo para a construção coletiva e documentada das ações do pacto em Minas Gerais.
O que é o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos?
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com estados e municípios, voltada à garantia do direito à educação para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escolarização na idade adequada.
O pacto tem como objetivos centrais:
Superar o analfabetismo estrutural que ainda atinge parcelas significativas da população brasileira;
Promover a qualificação social e profissional dos sujeitos da EJA, integrando alfabetização e formação cidadã;
Fortalecer políticas públicas territoriais voltadas para a Educação de Jovens e Adultos;
Valorizar os educadores populares e professores da EJA por meio da formação continuada;
Incentivar práticas pedagógicas libertadoras, dialógicas e culturalmente contextualizadas, com base nos princípios freireanos.
A iniciativa reconhece a diversidade dos sujeitos da EJA e suas histórias de vida, propondo ações que respeitem as realidades locais, promovam a justiça social e ampliem o acesso ao conhecimento e à cidadania. A reunião do dia 12 de maio reforçou esse compromisso coletivo, fortalecendo os vínculos entre os educadores e apontando caminhos estratégicos para a efetivação do pacto em todo o estado de Minas Gerais.