
O Intercâmbio Brasil-Cuba, realizado de outubro a dezembro de 2024, faz parte da meta 3 do Projeto Pegadas Paulo Freire.
O projeto é uma proposta elaborada pela Faculdade UnB Planaltina (FUP/PPGMADER), Núcleo de Estudos Cubanos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Nescuba/CEAM/UnB) e o Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre) em Ceilândia/DF, no Brasil, em articulação com o projeto “Rincão do Brasil em Cuba. Memorial Hélio Dutra”, o Centro de Estudos Martianos (CEM), O Centro Memorial Martin Luther King (CMLK) e a Universidad de Ciencias Pedagogicas “Enrique José Varona” (UCPEJV) em Cuba. Ele prevê a vinda de estudante de Cuba para o Brasil e a ida de estudante do Brasil para Cuba.
Durante a edição de 2024, os estudantes contemplados foram: Johansen Reyes (estudante de Marxismo, Lenismo y História da Universidad de Ciencias Pedagogicas Enrique José Varona- UCPEJV) e Milena Pereira da Silva (estudante da licenciatura em História da Universidade de Brasília- UnB).
Os objetivos se constituem:
1. Trocar experiências vividas em trabalhos comunitários e em movimentos sociais no percurso da troca de saberes acerca dos pensamentos de Paulo Freire e José Martí.
2. Iniciar a Formação Permanente em rede de pessoas e coletivos que atuam em diversos movimentos sociais, produzindo práticas emancipatórias de produção de conhecimento, realização de intercâmbios de experiências e estudantes;
3. Sensibilizar e construir de uma práxis transformadora por meio de educação popular emancipadora e dos ideais libertários de José Martí (século XIX) e Paulo Freire (século XX).
Essa iniciativa apresenta demasiada relevância, porque é parte do esforço promovido pelo projeto Pegadas Paulo Freire, que visa articular a experiência da militância brasileira, em especial a Freiriana e os princípios libertários da cubana, localizada em José Martí.
Sobre Paulo Freire: foi educador e filósofo brasileiro (1921–1997), revolucionou a EJA no Brasil. Na década de 1960, criou o método de alfabetização que usava palavras do cotidiano dos alunos (geradoras), como “terra” e “cana”, para ensinar a ler e escrever. Freire acreditava que a educação deveria ser um ato de liberdade e transformação social, e suas ideias influenciaram políticas públicas como o MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos).
Sobre José Martí: foi escritor e líder revolucionário cubano (1853–1895) que defendia a independência de Cuba e a justiça social, considerado o apóstolo de Cuba. Suas ideias foram importantes para a criação da Universidade Popular José Martí em 1923, que buscava levar a educação aos trabalhadores e unir estudantes e operários. Seu pensamento permanece na memória dos nacionais e é locomotor para a educação no país.
Saiba mais em: https://nescuba.cdtc.unb.br/