O Ministério da Educação (MEC) realizou, em 10 de setembro, em Brasília, o Seminário Nacional de Educação de Jovens e Adultos para marcar o 1º ano do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA (Pacto EJA). O evento reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para reafirmar o compromisso com a superação do analfabetismo e a valorização da EJA.
A secretária da SECADI Zara Figueiredo destacou a importância de colocar a EJA no centro das políticas educacionais, enfrentando o desafio de milhares de municípios sem oferta da modalidade.
Durante o seminário, foram apresentados um estudo sobre os impactos econômicos da EJA e os novos Cadernos EJA para o ensino médio.
Criado pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto EJA busca superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar a oferta da EJA em todo o país.

transformadoras em todas as Gerências Regionais
Regionais da Paraíba
1ª a 16ª Gerência Regional de Educação: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal, Mamanguape e Queimadas.
Objetivo da A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Pacto EJA
*Fortalecer a Educação de Jovens e Adultos no Estado, garantindo:
*Reconhecimento das especificidades dos estudantes da EJA;
*Valorização das práticas exitosas nos municípios;
*Apoio à recomposição da aprendizagem;
*Integração entre gestores, articuladores, formadores e professores dos sistemas de ensino;
*Compartilhamento de saberes e experiências que transformam realidades em novas trajetórias.
Representação cultural e identitária: estandarte EJA Paraibana

O estandarte da EJA Paraíba é uma rica representação cultural e identitária, elaborado com dedicação por uma artesã da EJA da Cidade de Patos.
Feito em juta, um tecido tradicional do Nordeste, utiliza as cores vermelha e preta da bandeira da Paraíba, simbolizando orgulho e diversidade regional.
O nome “EJA” em branco destaca a resiliência e a leveza do espírito acolhedor dos profissionais da EJA.
A foto central traz os formadores da UNDIME EJA representa a união e força de todas as cidades do estado.
O casal de bonecos nordestinos remetem às vibrantes festas de São João, celebrações culturais típicas da região. As flores de fuxico, confeccionadas à mão, ressaltam o artesanato local, enquanto os cactos simbolizam a flora típica da Paraíba.
Este estandarte, criado com mãos de uma talentosa artesã de Patos, reflete a criatividade, cultura e identidade do povo paraibano, evidenciando uma educação que celebra suas raízes e tradições com beleza e significado.
Confira alguns registros da nossa delegação paraibana











Parabéns pela excelente reportagem que protagoniza as ações da EJA na Paraíba.
Gratidão pelas palavras, esses conteudos são fruto do nosso trabalho na EJA PB, estamos todos de parabéns pelas ações!
Um estandarte que é puro orgulho e identidade! A EJA Paraíba brilhou ao trazer tanta cultura, beleza e simbolismo em cada detalhe — das cores à textura, tudo fala das raízes nordestinas com afeto e resistência. Como disse Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” E é isso que esse trabalho representa: transformação com cultura, beleza e pertencimento.
Gratidão pelas palavras, esses conteudos são fruto do nosso trabalho na EJA PB, estamos todos de parabéns pelas ações!