
Nos dias 19 e 20 de junho de 2025, Cuiabá (MT) sediou o VII Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Centro-Oeste (EREJA-CO), um espaço fundamental de articulação, debate e mobilização em torno das demandas históricas e atuais da EJA nos estados da região. Com o tema central “Desafios e estratégias para o fortalecimento das Políticas Públicas e do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA”, o evento reuniu representantes de fóruns estaduais e distritais, gestores, educadores, estudantes, sindicatos e movimentos sociais.


A delegação de Mato Grosso do Sul esteve presente com ampla representatividade, composta por gestores educacionais, coordenadores de EJA, professores, estudantes da modalidade, representantes do Fórum Estadual de EJA, sindicatos e universidades. Essa presença diversa fortaleceu o debate coletivo e possibilitou o compartilhamento de experiências, demandas e propostas que visam qualificar a oferta da EJA e garantir os direitos educacionais das juventudes e pessoas adultas da região.

A programação contemplou mesas temáticas, apresentações culturais, socialização de diagnósticos e experiências locais, além de plenárias para construção de encaminhamentos conjuntos. Destaque para a presença da senhora Mariângela Graciano, representantes do MEC (SECADI), UNDIME, universidades e sindicatos da educação, que contribuíram com análises críticas e propostas voltadas à efetivação de políticas públicas para o segmento.


O VII EREJA-CO reafirmou o compromisso coletivo com a superação do analfabetismo, a valorização dos sujeitos da EJA e a defesa de uma educação pública, inclusiva e de qualidade para todos. As contribuições trazidas pela delegação sul-mato-grossense serão essenciais para o fortalecimento das ações locais e regionais, alimentando a luta por uma EJA que seja, de fato, um direito garantido.





