- Quem Somos
- Fóruns de EJA
- Temas da EJA
- Segmentos
- Multimídia
- Áudio
- Audiovisual
- Boletins
- Calendário Histórico
- Coleção Educação Para Todos
- Documentos
- Eventos
- Fóruns Mundiais
- Galeria de imagens
- Homenagens Póstumas
- Juventude e Integração Sul-Americana
- Livros
- Mapa do analfabetismo
- Notícias
- Palestras
- Pesquisas
- Produções Acadêmicas
- Proyecto BEPA
- Publicações Eletrônicas
- RE-FLETIR
- Relatórios Técnicos
- Reportagens
- Tema
- Textos
- Encontros
- Paulo Freire
- Cursos
XVIII ENEJA | 2024 | Bélem | PA
XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
UNAMA: UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
Entrada: Av. Alcindo Cacela, nº 287
Auditório David Mufarrej
Belém/PA
01 a 04/08/2024
Esquenta XVIII ENEJA - As ações dos Fóruns de EJA como instrumento político na luta pela democracia e pelo direito à Educação pública - 20/06/24
Esquenta XVIII ENEJA com Jamil Cury e Maria Margarida Machado - 22/05/2024
Esquenta XVIII ENEJA - POR UMA POLÍTICA NACIONAL DE EJA, FALAM OS ESTUDANTES - 30/04/2024
Objetivos Refletir sobre os sentidos da Política pública, construída de forma democrática, na consolidação do direito à educação básica de todas as pessoas, - Compreender e direcionar as ações dos Fóruns de EJA de cada Estado, região ou municipio na direção da conquista efetiva da política pública de EJA. - Refletir sobre os desafios para organização da luta em defesa da Política Pública Nacional de EJA e sua implementação nos Estados e Municípios, com ampliação do acesso, mecanismos indutores e possibilitadores da permanência, como qualidade social. - Construir uma agenda de lutas para a ação política dos Fóruns de EJA no âmbito dos municípios, microrregiões, unidades da federação, regiões e nacionalmente, com vistas a implementação da política Nacional de EJA, articulando as organizações ão dos trabalhadores que demandam o direito à EJA. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Agenda ESQUENTA XVIII ENEJA 2024 LIVE LANÇAMENTO - 23/08/2023 (Realizada) LIVE 1 – 30 de abril LIVE 2 – 15 de maio LIVE 3 – 6 ou 13 de junho LOCAL: CANAL DO YOUTUBE - portalforumeja. |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tema EDUCAÇÃO, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POPULAR: fundamentos para uma política pública nacional de EJA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Eixo 1. Política Pública Nacional que garanta o direito à educação da classe trabalhadora: ingresso, permanência e conclusão da educação básica com qualidade socialmente referenciada. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Eixo 2. Da luta pela democracia ao direito à EJA: a educação na perspectiva popular e currículos emancipatórios. | Ementa: A reconquista da democracia e dos direitos sociais e contexto político; Currículos emancipatórios na perspectiva da educação popular como política pública de direito com diversidade, equidade e justiça social, transversalizados pelo trabalho como princípio humano e educativo; a legislação brasileira e a elaboração das novas diretrizes curriculares para a EJA; os atuais desafios da modalidade em relação a formação das/dos/educadoras/es, a idade de ingresso, carga horária, EAD, formação profissional e as políticas de exames e certificação. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Eixo 3. As ações dos Fóruns de EJA como instrumento político na luta pela democracia e pelo direito à educação pública: formação política, diálogo e participação dos movimentos sociais. | Ementa: concepção de luta dos fóruns de EJA pela educação básica (antes e pós golpe 2016); o papel dos esquentas; função da coordenação nacional e articulação regional; intervenções dos Fóruns de EJA nos espaços da SECADI/ MEC, CNAEJA, FNE/ CONAE/CONAPES; os diálogos dos Fóruns de EJA nas esferas políticas (Congresso, Assembleias, Câmaras) em defesa da EJA; o ativismo organizado dos Fóruns de EJA como forma de resistência às decisões dos governos; repercussão nacional da luta dos Fóruns em cada local e território. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações) | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|