Skip to Content

Instrumentos de Mobilização

Uma antiga modalidade de mobilização popular vem ganhando mais força e capacidade de alcance para números maiores de pessoas graças à utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pela internet. É o abaixo-assinado digital.
Ele surge como resposta à necessidade de tornar as pautas de luta mais acessíveis, ampliando o diálogo tanto dentro de bairros ou cidades, e até entre grupos espalhados em todos os cantos do mundo, conectados pela rede web.

Atualmente, é comum encontrarmos na internet sítios especializados na divulgação, hospedagem e encaminhamento gratuito de abaixo-assinados, com o objetivo de incentivar e viabilizar ações de mobilização da sociedade civil.

O Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos do Brasil reconhece nesses espaços virtuais a capacidade de proporcionar parte da articulação política necessária à sociedade civil organizada, garantindo meios de tornar público e amplo o acesso às suas manifestações, reivindicações e protestos.

Por isso, disponibilizamos os links a seguir, a fim de colaborar na ampla divulgação desses sítios, incentivando sua utilização: