Notifications
Clear all

02 - Darcy Ribeiro

6 Posts
7 Usuários
0 Reactions
61 Visualizações
(@tielneves)
Membro Admin
Entrou: 3 anos atrás
Topic starter   [#14]

Atividade individual interativa:

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=TMNulMYchm0&t=102s

Formular 2 destaques significativos para aprofundamento sobre o povo brasileiro - visionar o vídeo ou ler o livro “O povo brasileiro” de Darcy Ribeiro (1995), tendo como referência a formação do povo brasileiro: a identidade, o pertencimento e a soberania no século XXI e postar aqui no tópico!

Material de apoio:

Roda Viva com Darcy Ribeiro 1988, 1991, 1995
1988 https://www.youtube.com/watch?v=6r7QDo9yHJk
1991 https://www.youtube.com/watch?v=gS6No7WBJFg
1995 https://www.youtube.com/watch?v=AAFzOemlAbg

Leitura opcional:

POR UM IMPÉRIO DA FLOR DE LIS - Ou sobre os não-europeísmos universalistas e utópicos da cultura popular tradicional luso-afro-ameríndio-brasileira - AMON PINHO

Este tópico foi modificado 1 mês atrás 3 vezes by Gestor Brasil

Citar (Quote)
(@adm-planaltina)
Membro Admin Registered
Entrou: 3 anos atrás

Destaque 1:

Um dos aspectos que mais me chamou a atenção no documentário foi a força atribuída à identidade e ao pertencimento. Darcy Ribeiro afirma que há poucas coisas tão resistentes quanto a etnia e a identidade e mostra como a língua, as tradições, os modos de viver e a transmissão entre gerações contribuem para que um povo reconheça a si mesmo e preserve sua existência. Essa reflexão ganha ainda mais significado quando o documentário evidencia que, muito antes da chegada dos portugueses, diferentes povos indígenas já habitavam o território, possuíam conhecimentos, culturas e referências próprias. Esse aspecto me leva a pensar que compreender a identidade brasileira exige reconhecer essas presenças e heranças, inclusive aquelas que foram historicamente silenciadas, e questionar uma visão da formação do Brasil como simples resultado de uma miscigenação harmoniosa.

Destaque 2:

Outro destaque que considero muito significativo aparece logo no início, quando Darcy Ribeiro afirma que ninguém sabe como será o mundo no futuro e, diante dessa incerteza, diz que “o mais importante é inventar o Brasil que nós queremos”. A frase me chamou a atenção porque desloca a reflexão sobre a formação do povo brasileiro do passado para o presente e para o futuro. Conhecer quem somos, de onde viemos e as diferentes matrizes que participaram da nossa formação também pode ser uma forma de pensar que país queremos construir. No século XXI, essa ideia permanece atual ao nos provocar a refletir sobre soberania como capacidade de construir coletivamente um projeto de Brasil que reconheça sua própria história, sua diversidade e os diferentes povos que o constituem.

Fazendo um elo entre Darcy e Freire:

Darcy evidencia conhecimentos, memórias e modos de vida historicamente invisibilizados; Freire nos ensina que não podemos construir conhecimento silenciando os sujeitos e tratando seus saberes como inexistentes.

Rafael Barcelos, Coordenador CMV-FUP

Este post foi modificado 3 semanas atrás por adm planaltina

ResponderCitar (Quote)
(@joaovictor)
Entrou: 3 meses atrás

Destaque 1:

Darcy ribeiro nos mostra que o Brasil não nasceu de uma simples soma de culturas, mas sim de uma profunda desorganização étnica.

O indígena desindianizado, o africano desafricanizado e o próprio português deseuropeuzado perderam suas identidades originais no processo colonial. Dessa fusão dolorosa nasceu o que darcy denomina como um povo novo

Destaque 2:

Darcy ribeiro e os debatedores destacam o vasto arsenal de saberes herdados tanto dos povos indígenas como técnicas de manejo da natureza, domesticação de plantas, sobrevivência na mata, quanto dos colonizadores e dos povos com os quais estes se fundiram, que trouxeram inovações em navegaçoes, matemática e afins. 

ResponderCitar (Quote)
(@rafaelacrystine)

1. Destaque: A formação de uma identidade brasileira marcada pela diversidade e pela desigualdade

Um dos pontos que considero mais significativos na obra O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro, é a ideia de que o povo brasileiro foi formado a partir do encontro entre diferentes povos e culturas, principalmente indígenas, europeus e africanos. Porém, esse encontro não aconteceu de forma igualitária ou pacífica: esteve profundamente marcado pela colonização, pela escravidão, pela violência e pela exploração. Por isso, a identidade brasileira é diversa e, ao mesmo tempo, atravessada por desigualdades históricas.

Para mim, isso é importante porque faz pensar que pertencer ao Brasil não significa ter uma cultura única ou uma mesma experiência de vida. Somos um povo culturalmente diverso, com diferentes formas de falar, viver, produzir cultura e compreender o mundo. Essa diversidade é parte da nossa identidade e deveria ser valorizada, principalmente diante de preconceitos e tentativas de apagar ou inferiorizar culturas indígenas, africanas e populares.

2. Destaque: Pertencimento e soberania: que Brasil queremos construir no século XXI?

Nesse sentido, acredito que identidade e pertencimento estão diretamente relacionados à soberania. Ser soberano não significa apenas ter um território e um Estado independente, mas também ter condições de decidir os rumos do próprio país e fazer com que suas riquezas e possibilidades sejam utilizadas em benefício da própria população. No século XXI, isso envolve defender a democracia, a educação, a cultura, os povos indígenas e tradicionais, os recursos naturais e os direitos sociais.

ResponderCitar (Quote)
(@olavo)
Membro Moderator Registered
Entrou: 2 meses atrás

1. Darcy Ribeiro destaca que o povo brasileiro surgiu da mistura entre indígenas, europeus e africanos, formando uma cultura própria. Essa mistura aconteceu ao longo da história e trouxe diferentes costumes e formas de viver. A presença indígena, africana e europeia faz parte da identidade do Brasil até hoje.

2. Um país mais justo: 

Darcy Ribeiro também defendia a construção de um Brasil mais justo, com mais educação, trabalho e menos desigualdade. Ele acreditava que a educação poderia ajudar a melhorar a vida das pessoas e dar mais dignidade à população. Para ele, o país também precisava valorizar sua cultura, seus povos e construir seu próprio caminho. 

ResponderCitar (Quote)
(@allani)

Destaque 01:

Um dos pontos que mais me chamou atenção no vídeo é que ele promove a reflexão sobre quem são os brasileiros?, mostrando como nossa identidade foi formada pelo encontro de diferentes povos e culturas. Ao assistir, consegui perceber ainda mais a riqueza da cultura brasileira. Isso me fez pensar que o sentimento de pertencimento ao Brasil também está ligado ao reconhecimento e à valorização dessa diversidade cultural. Além disso, achei interessante ter conhecido uma palavra nova durante o vídeo: biotério. Foi uma palavra que despertou minha curiosidade e me fez pesquisar seu significado.

Destaque 02:

Outro ponto que me chamou atenção foi perceber que a mistura de povos e culturas não começou somente com a chegada dos portugueses ao Brasil. O vídeo mostra que Portugal também já possuía uma formação marcada por diferentes influências culturais e que as navegações aumentaram ainda mais esse contato com outros povos. Por isso, achei muito significativa a fala: quando Portugal embarca, o que embarca é um povo mestiço. Essa parte mudou um pouco a forma como eu enxergava a formação do povo brasileiro, porque normalmente pensamos na miscigenação apenas a partir do encontro entre portugueses, indígenas e africanos no Brasil. O vídeo mostra que essa história é ainda mais complexa e que o Brasil possui uma forte presença da cultura árabe no Brasil.

ResponderCitar (Quote)
Compartilhar:
Compartilhe este conteúdo: