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CEAA

A implantação da rede de escolas supletivas feita pela Campanha Nacional de Educação de Adolescentes e Adultos (CNAA) foi acompanhada de uma série de providências com a finalidade de garantir um mínimo de qualidade dos trabalhos docentes. Entre elas: um currículo especial, cartilhas, jornais, folhetos e textos de leitura diversos elaborados pelo Setor de Orientação Pedagógica do Serviço de Educação de Adultos do Ministério da Educação e Saúde (MES), distribuídos em larga escala por todo o país. Entre eles sobressaia o Primeiro livro de leitura – Ler; até 1958 consta terem sido impressas dez edições, totalizando 4.450 mil exemplares. Organizado por uma comissão composta pelas professoras Dulcie Kanitz Vicente Viana, Helena Maudron e Orminda Isabel Marques, esse Primeiro livro  resultou de estudos realizados no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, de 1942 a 1945, sobre o vocabulário de adultos e baseou-se no Sistema Laubach. Missionário protestante norte-americano, Laubach criou um método de alfabetização de adultos inicialmente para as Filipinas, em 1915, posteriormente estendido para vários países da América. Esteve no Brasil em meados dos anos de 1940, desenvolvendo palestras em Recife, divulgando seu método basicamente fonético. Esta cartilha diferia dos materiais até então utilizados, sobretudo porque elaborados para o público infantil.

Foi também produzido pelo Serviço de Educação de Adultos do MES um Segundo livro de leitura - Saber, com a finalidade de possibilitar os estudos iniciados com o Primeiro livro. Apresenta 27 lições, constituídas de dissertações simples, dedicadas ao desenvolvimento da aprendizagem da leitura e à divulgação de noções elementares nos campos da saúde, da higiene, da alimentação, das técnicas de trabalho cooperativo e da educação moral e cívica. Esse material foi retomado, no início dos anos de 1960, pela Cruzada ABC – Ação Básica Cristã, e é ainda utilizada atualmente, com adaptações, pela ALFALIT – Alfabetização através da Literatura.

A CNAA produziu e distribuiu largamente muitas outras publicações. Conseguiu-se obter no Espaço Cultural Anísio Teixeira (antiga Biblioteca do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais) e foram  reproduzidos integralmente os livros de leitura Ler e Saber, o Caderno de Aritmética e o Alfabeto de Saúde, assim como os livros de orientação para  professores: Guia de Leitura, Guia de Linguagem, Guia de Matemática e Guia de Alimentação.   Consta ainda ter havido outras publicações sobre temas relacionados à educação sanitária e aos trabalhos agrícolas: Malária, Tuberculose, Maria Pernilonga, Tirar leite com ciência, Uma das melhores frutas do mundo, Lindaura vai fazer manteiga, O grão de ouro, Guerra à saúva, Terra cansada etc.  (Cf. Celso de Rui Beisiegel.  Estado e educação popular. 1. ed., São Paulo: Pioneira, 1974, p. 94-96; 2. ed.,  Brasília: Plano, 2004, p. 104-105 e notas 15 a 17 na p. 140-141).  Encontra-se ainda no Espaço Cultural Anísio Teixeira (antiga Biblioteca do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais), uma série de publicações do Centro de Iniciação Profissional da CNAA, que provavelmente funcionou no Rio de Janeiro: Bordados, Golas e punhos, Metal, Aproveitamento de fibras naturais, Trabalhos em couro, Trabalhos em madeira, Noções básicas de tapeçaria.