Skip to Content

Projeto de pesquisa

O projeto do Portal se caracteriza como pesquisa-ação, a partir do tema Alfabetização de Jovens e Adultos do Observatório UNESCO/UnB-FE, em 1998 e vem sendo desenvolvido por estudantes da Universidade de Brasília sob a orientação de professores da Faculdade de Educação e do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Conhecimento-CDTC da UnB, criando condições de oferecer, com o apoio da SECAD/MEC, um ambiente virtual para os 27 Fóruns de EJA.

Porque utilizamos o software livre ?

O papel das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) na esfera educacional tem promovido diversos embates em torno do seu aspecto econômico, político e pedagógico. De um lado, estão as grandes corporações multinacionais que enxergam na educação um mercado riquíssimo a ser explorado. O lucro é o grande motor dessa relação e o alto custo das ferramentas tecnológicas excluem as classes populares.

De outro lado, desenvolvedores de diversas partes do mundo constroem coletivamente ferramentas tecnológicas e disponibilizam pela Internet. Eles expressam uma questão de liberdade: os programas em software livre podem ser executados, modificados, copiados, distribuídos, estudados e melhorados. É livre! Nesse sentido, as funcionalidades do Portal dos Fóruns de EJA podem ser re-criadas e aperfeiçoadas a partir das necessidades do próprio movimento. 

Possibilidades de interação virtual dos movimentos organizados

No mundo atual, a Internet exerce um poderoso papel na difusão de informação e conhecimento, possibilitando a comunicação dos indivíduos que se articulam e se organizam. Nesse sentido, diversos movimentos têm se utilizado dos espaços virtuais com o propósito de discutir a realidade em que vivem. Essa teia de informação e comunicação, norteada pela construção coletiva, se constitui como um poderoso espaço pedagógico e político. Assim, abre-se um caminho possível para a promoção da autonomia e conscientização dos sujeitos que buscam a transformação dos espaços reais e concretos.