Skip to Content

BOLETIM Nº 01 – 06/07/05

BOLETIM Nº 01 –  06/07/05

Da: Coordenação da Comissão Organizadora Local

Para: Representantes dos Fóruns Estaduais e Regionais de EJA 

Colegas representantes dos Fóruns Estaduais e Regionais de EJA,

Continuamos confiantes em NOSSO desafio de exercitar a construção coletiva, respeitando a autonomia de cada parceiro, pois, este é o nosso aprendizado a cada dia na organização do nosso VII ENEJA!
São animadoras as informações sobre os Encontros Estaduais e Regionais já ocorridos e por se realizarem!
Ao longo da organização do 5º Encontro Nacional do MOVA-BRASIL, realizado de 9 a 11 de junho pp., aqui próximo de Brasília (CTE-CNTI Luziânia-GO) e com as lições dessa rica experiência, foi possível   intensificar, progressivamente, nossa dedicação na organização do VII ENEJA com resultados promissores: 

1)       Conseguimos a colaboração da Universidade de Brasília-Decanato de Extensão/Faculdade de Educação com a efetiva participação de professores, técnico-administrativos  e estudantes, apoio logístico, incluindo informático, que permitiu, como parte do Projeto de pesquisa do Observatório UNESCO: Inclusão educacional e Tecnologias digitais, o desenvolvimento e manutenção da página: (www.gtpaforumejadf.unb.br)

Navegue, divulgue e envie sugestões para a melhoria desta NOSSA página web 

2)       Dia 20/05: por convite do MEC/SECAD/DEJA e da Coordenação da Comissão Organizadora Local realizamos reunião no MEC/SECAD com a presença de representantes do CONSED, UNDIME, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Justiça, Universidade de Brasília e Fundação Abrinq/Natura, resultando: a) integração da UNDIME na Comissão Organizadora Local, assumindo o compromisso de viabilizar administrativamente o VII ENEJA; b)  continuidade do empenho do MEC/SECAD para garantir a presença do Presidente Lula na abertura, sugerindo-se um local maior como Centro de Convenções do GDF, récem-inaugurado; c) complementação da programação com inclusão na abertura dos Prêmios – Medalha Paulo Freire do MEC e da Abrinq/Natura; d) inclusão do lançamento de livros no dia 02/09 à noite; e) apoio financeiro: MEC/SECAD confirmou o valor de R$100.000,00; MTE fornecerá 08 passagens aéreas; f) Fundação Abrinq/Natura contribuirá financeiramente, também; g) Comissão Organizadora Local assumiu a articulação com os representantes dos movimentos sociais para participação na Programação do VII ENEJA.  

3)       Dia 20/06: a convite da Comissão Organizadora Local reuniram-se na UnB/DEX: Prof. Sylvio Quezado de Magalhães- Decano de Extensão da UnB, Profs.Maria Luiza P. Angelim e Renato Hilário dos Reis da Faculdade de Educação da UnB, Jorivê Sardinha Costa da UnB/DEX, Prof. Timothy Ireland e Profa. Maria Margarida Machado do MEC/SECAD/DEJA, Michelle G. de Moraes da UNESCO, Sonia Couto S. Feitosa da RAAAB/IPF, Dária Prugner e Carmen Lúcia Bueno Valle do CONSED, Vivian Ka. Fuhr Melcop da UNDIME, Prof. Alcides Corrêa do GDF/SEE/DEJA, Profs.Nelson Moreira Sobrinho e Robson Salazar do SINPRO/DF, Profa. Graça Melo do IAC, Francijairo Ananias da Silva do CEPACS-Sobradinho que, informados, inicialmente, sobre a experiência de organização e realização do 5º Encontro Nacional do MOVA-BRASIL e a confirmação da presença do Presidente Lula na abertura do VII ENEJA se propuseram: RAAAB/IPF-preparar e coordenar a reunião prevista na programação do VII ENEJA; UNESCO-contribuir com passagens aéreas; GDF/SEE/DEJA- atender à solicitação de apoio e empenhar-se na reserva do Centro de Convenções para o dia de abertura; MEC/SECAD/DEJA-oportunizar a participação de 10 (dez)observadores internacionais como missão de Moçambique (3), UNESCO-Hamburgo(1), Angola (2), Inglaterra (1), Peru (1), CEAAL –Pedro Pontual(1) e outros. 

4)       Assumindo o VII ENEJA como construção coletiva, para além do esforço que já estamos fazendo, esperamos receber informações sobre possíveis fontes para apoio financeiro. 

5)       Consulta sobre a cobrança de taxa de inscrição
Lembramos que nosso propósito expresso na reunião de 10-11/março, em Brasília, era de não haver cobrança de taxa de inscrição, entretanto, até esta data, ainda não conseguimos o montante de recursos financeiros para hospedagem/alimentação. Isto nos motiva fazer a presente consulta sobre a possibilidade de cobrança da taxa de inscrição no valor de R$40,00 (quarenta reais), valor igual ao VI ENEJA, estabelecendo isenção para os delegados educadores populares e educandos e o prazo final de pagamento até o dia 05 de agosto, a ser recolhido à  UNDIME.

Aguardamos sua resposta até dia 09 de julho, para providenciarmos as devidas orientações para o referido pagamento da taxa de inscrição.

6)   Inscrição on line

   Estamos finalizando os procedimentos tecnológicos para que se efetive a inscrição on line  até o dia 21 de julho próximo. Logo que o formulário fique disponibilizado em NOSSA página, avisaremos, por e-mail, com as devidas instruções.

 Continuamos à disposição no e-mail eneja@unb.br e  no telefax (61) 33072859.

Com um grande abraço,

Maria Luiza P. Angelim
P/ Comissão Organizadora Local do VII ENEJA