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AÇÕES EM MOVIMENTO: Fórum Mineiro de EJA

Universidade Federal de Minas Gerais / Faculdade de Educação
Título: Ações em Movimento: Fórum Mineiro de EJA – da participação às políticas públicas
Autor: Luiz Olavo Fonseca Ferreira
Belo Horizonte - 2008
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RESUMO:

Esta pesquisa investigou como educadores, freqüentadores do Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos, percebiam a participação desta ação coletiva na formulação de políticas públicas educacionais. A questão que direciona o trabalho surgiu da minha vivência como participante do Fórum Mineiro e do encontro que reunia os fóruns estaduais do Brasil, quando é possível perceber-se todo o movimento que envolve as pessoas que lutam pela EJA no país. A partir disso, articulando esta movimentação com o processo de regulamentação da EJA, na cidade de Belo Horizonte, enquanto modalidade da educação básica, e a participação dos educadores nas plenárias do Fórum, estabelece-se o cenário para a pesquisa. O intuito deste trabalho, então, é discutir o Fórum Mineiro como uma ação coletiva e perceber como as ações que ele desenvolveu contribuíram para que os participantes de suas plenárias intervissem na discussão, formulação e elaboração da política pública de educação de jovens e adultos na capital mineira. Foi realizada uma pesquisa empírica, com uma abordagem qualitativa; foram entrevistados sete sujeitos que participavam do Fórum. Além disto, foi realizada uma pesquisa documental nos arquivos da secretaria do Fórum Mineiro e em documentos que tratavam de políticas públicas para EJA, no Brasil, bem como, pesquisa teórica para subsidiar as discussões sobre o caráter do Fórum dentro da Sociologia das Ações Coletivas. Os resultados deste trabalho demonstram dois aspectos importantes. O primeiro é que o Fórum se constitui um movimento dentro da sociedade e que os estudos acadêmicos não chegaram, ainda, a um consenso sobre o lugar que ele ocupa dentro das ações coletivas. O pertencimento ou não a uma categoria sociológica específica, também, é fato sem importância para os freqüentadores do Fórum. O segundo aspecto diz respeito ao papel que este espaço cumpre para os que dele fazem parte. Respondendo à proposta do trabalho, é possível considerar que o Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos apresenta destacada importância na formação política dos seus freqüentadores e se constitui em um espaço de troca de experiências para aqueles que fazem a Educação de Jovens e Adultos, atuando assim, de forma indireta, no processo de construção de políticas públicas.

Palavras-Chave: Fóruns de EJA, Ações Coletivas, Participação, Políticas Públicas.