- Construção Coletiva
- Agenda Territorial
- VI CONFINTEA
- CONAE
- PNE
- FNPE
- FNE
- CNAEJA
- CNE
- Centros de Referência
- Reuniões Técnicas
- FUNDEB
- PBA
- PNLD - EJA
- Economia Solidária
- Memória e História
- Transdisciplinaridade
- Pesquisa-ação
- Conexões Internacionais
- Links
- Revistas da EJA
- Divulgação
- Fale conosco
- Ir para a página inicial
Módulo V - Avaliação
EMENTA: Metodologia de sistematização de experiências e elaboração de projetos, Metodologias de avaliação de projetos, Integração com o Projeto de Intervenção Local-PIL na CTARD.
Estimado(a) professor(a) cursista,
“[...] quando assumimos voluntariamente o que nos condiciona, transformamos a estreiteza em profundidade” (Graciliano Ramos)
O Módulo V que iniciamos no dia 07 com o 2º Encontro Presencial, se desenvolverá até o próximo dia 20.
Este Módulo será dedicado à elaboração do Diagnóstico. Para realizá-lo, você deve retomar o Pré-Projeto apresentado e avaliar todos os momentos vivenciados até aqui – estudos e atividades realizados voltados ao aprofundamento da temática da Diversidade. Assim, você deve fazer um(re)conhecimento dessa realidade local, para elaborar o Diagnóstico, com vistas à (re)construção do Projeto de Intervenção Local – PIL. Você poderá elaborar o Diagnóstico e seu PIL, em grupo considerando, por uma parte, o princípio da Construção Coletiva e, por outra, a convergência de interesses pela temática de estudo.
Este Módulo será desenvolvido em fórum com dois tópicos.
Tópico 1- Experiência na elaboração do diagnóstico do PIL ereflexões teórico/conceituais , tendo como referência a seguinte questão:
Como você vislumbra a aplicabilidade dos princípios e as características básicas de um diagnóstico emancipador frente ao que se pensa e/ou já se experiência na elaboração dodiagnóstico do PIL?
Tópico 2 – Socialização do diagnóstico elaborado no fórum. O conteúdo do diagnóstico deve observar os itens solicitados no roteiro. O seu diagnóstico deve ser anexado ao tópico 2 e salvo com a extensão doc.
No tópico 1 serão avaliados os seguintes aspectos: apresentação da experiência prática individual e/ou grupal na elaboração do diagnóstico; reflexão teórica/conceitual articulada ao texto lido(diagnóstico emancipador); comentários e/ou questões, ampliações de idéias frente ao abordado na intervenção de outros colegas no fórum.
No tópico 2 será avaliado a aplicação do roteiro na elaboração do diagnóstico e a coerência em torno das idéias apresentadas.
Cada tópico valerá 50 pontos.
Equipe de Professores(as)