Skip to Content

Educação Quilombola

ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DO TEMA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Orientação do Tema:

Caro/a professor/a-aluno/a,

Seja bem-vinda/o a este espaço de construção de nossa aprendizagem na Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede - CTARD. Dentro da temática proposta para este módulo, educação para as populações tradicionais, enfocaremos em especial, as comunidades remanescentes de quilombos.

Nosso tema, educação quilombola, será dividido em três tópicos:

* O 1ª tópico busca compreender a historicidade do conceito de comunidades remanescentes de quilombo, levando em consideração a visão das principais organizações quilombolas da atualidade;
* O 2ª tópico recupera as informações anteriores e abre espaço para outras análises na perspectiva acadêmica e sinaliza para possíveis conexões entre essas tendências e a Educação de Jovens e Adultos;
* O 3ª e último tópico articula-se aos demais e busca estimular discussões fundamentadas acerca das contribuições das experiências coletivas quilombolas para a Educação de Jovens e Adultos. O intuito é auxiliar nas reflexões sobre diversidade, comunidades tradicionais e as desigualdades racial e social no Brasil e ainda revigorar práticas pedagógicas voltadas para o público EJA.

A atividade avaliativa corresponde ao que se segue:

1) Com base na leitura dos textos básicos, na realização das atividades pedagógicas propostas para o Fórum (Tópicos 1,2 e 3), solicita-se que você poste o seu Comentário Crítico e compartilhe informações com o grupo. Para tanto, considerar os objetivos abaixo, traçados para cada Tópico :

Tópico 1) Refletir sobre as diferentes perspectivas de se pensar os remanescentes de quilombos, os quilombolas e sua relação com a terra;

Tópico 2) Explicitar a sua compreensão sobre as diferentes tendências que envolvem a discussão sobre a titulação de terras remanescentes de quilombos, e a contribuição desse conhecimento no âmbito da educação quilombola e no contexto da Educação de Jovens e Adultos;

Tópico 3) Comparar, articular e situar as informações compartilhadas sobre o tema com sua prática pedagógica. No universo da Educação e Jovens e Adultos, considerar formas e possibilidades de se pensar práticas pedagógicas inovadoras na interface com as vivências dos jovens e adultos presentes em sua sala de aula.

Como exemplo , pode-se mencionar práticas que se articulem ao PIL - Projeto de Intervenção Local, que: i) valorizem a diversidade etnicorracial de prováveis descendentes de quilombolas residentes no Distrito Federal, integrantes ou não de sua sala de aula; ou ii) que demonstre como os textos apresentados, que valorizam a história de vida e as experiências pessoais e coletivas de quilombolas, em específico, e da população negra, contribuíram para sua reflexão sobre diversidade; iii) e ainda, como o processo de ensino-aprendizagem da educação quilombola se conecta com a educação em EJA.

2) Solicita-se que você elabore um texto. Postar em Tarefa: Educação Quilombola.

Não se esqueça: esta não é uma atividade a mais, mas o momento de recuperar as discussões estabelecidas coletivamente nas Reflexões postadas no Fórum( Tópicos 1,2 e 3)!

O texto é seu! Dialogue com o material disponibilizado,compartilhe com os colegas do curso e bom estudo!

Distribuição dos Pontos:

Comentário Crítico (Reflexões compartilhadas):

Tópico 1: até 8,0 cada

Tópico 2: até 8,0 cada

Tópico 3: até 8,0 cada

Tarefa: Educação Quilombola (Sistematização das idéias)

Pontuação: até 6,0

Normas: Elaborar um texto a partir das orientações , com o seguinte formato 1.000 a 1.500 caracteres (com espaço), fonte 12, times New Roman, espaço 1,5.

Bom estudo!

Sempre que tiver dúvidas entre em contato, será muito bem recebido/a!

ORIENTAÇÕES PARA O ESTUDO DOS TEXTOS SOBRE O TEMA

Textos Básicos - Educação dasRelações Etnicorraciais

Após ler o Texto Introdutório : Educação das Relações Etnicorraciais, que apresenta o tema e a conexãoentre os textos básicos. Ler:

1. Texto 1 : GOMES, Nilma Lino.Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil:uma breve discussão. In: Brasil. MEC/SECAD. Educação anti-racista : caminhosabertos pela Lei Federal n.º 10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. (ColeçãoEducação Para Todos).Disponível>ColeçãoEducação Para Todos (Volume 2)

2. Texto2 : CAVALLEIRO, Eliane. Discriminação racial e pluralismo nas escolaspúblicas de Sã Paulo. In: Brasil.MEC/SECAD. Educação anti-racista : caminhos abertos pela Lei Federal n.º10.639/03. Brasília: MEC/SECAD, 2005. (Coleção Educação ParaTodos).Disponível>ColeçãoEducação Para Todos (Volume 2)

3. Texto 3 : PIRES, Rosane de Almeida (coord.). Educação de Jovens e Adultos. In: Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: MEC/Secad, 2006. pp. 97 a 117. - Diversidade Étnico-Racial

Passos: Disponível www.portal.mec.gov.br - Clica seqüencialmente: Secretarias > Secad >publicações > (escolhe qual você quer)