Skip to Content

Educação do Campo

"Então o camponês descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura, renasce não mais como objeto dela, mas como sujeito da história."
Paulo Freire

Leia os textos e visione o vídeo:
Histórico -Educação do Campo
Texto básico: Por uma educação do campo: traços de uma identidade em construção
Por uma política de Educação do Campo
Video: Saberes da Terra-Elisa Pankararu

Após realizar as atividades propostas de leitura dos textos e visionamento dos vídeos, vá ao Fórum Rodade Conversa e dialogue com seus colegas a partir das problematizações:

Tópico 1
Quem são os sujeitos da educação do campo? O que diferencia a educação rural da educação do campo? Porque esses sujeitos lutam por uma identidade e por políticas públicas específicas para o campo?

Tópico 2
O que significa reconhecer o campo como produtor de cultura e conhecimento, de uma pedagogia da terra?

Boas leituras e bom diálogo!

 

Links:

A História da Educação no Campo

Vídeo: Saberes da Terra

BIBLIOGRAFIA

Educação do campo

ARROYO,M.Por uma educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In Por uma educação do campo,M. Et All.Org. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

CHALUB-MARTINS, Leila. Água e comunidades tradicionais: uma abordagem cultural In: Água como matriz ecopedagógica ed.Brasília : UNESCO, 2007

CHALUB-MARTINS, Leila. Meio ambiente, cultura e saúde: o caso das mulheres das águas.. Poematropic Pobreza e Meio Ambiente no Trópico Úmido. , v.1, p.36 - 42, 2003.

CHALUB-MARTINS, Leila. Aspectos sociais e antropológicos do desenvolvimento sustentável: o caso do acampamento de trabalhadores rurais sem terra de Água Fria - Goiás In: Tendências da Educação Ambiental Brasileira.2a ed.Santa Cruz do Sul : EDUNISC, 2000, v.01, p. 147-165.

Referencias para uma política de educação do campo: caderno de subsídios.Coordenação: Marise Nogueira Ramos, Telma Maria Moreira.Brasília, SEMTEC/GPEC, 2005

ViILLAS BÔAS, Fernanda Litvin e CHALUB-MARTINS, Leila. A definição de novas identidades sócio-culturais a partir da re-territorialização do camponês: o caso do Projeto Assentamento Colônia I. in: 25ª Reunião da ABA, Goiânia, 2006.

ViILLAS BÔAS, Fernanda Litvin e CHALUB-MARTINS, Leila. A requalificação do espaço geográfico: uma análise a partir do assentamento colônia I, Padre Bernardo, Goiás. In: II Simpósio Internacional de Geografia Agrária, 2005 – Desenvolvimento do Campo, das florestas e das águas. Presidente Prudente, 2005, v.1